A Secretaria Municipal de Saúde de Picos pretende vacinar 90% das 14.912 pessoas que estão aptas a serem imunizadas contra o vírus Influenza da gripe, além do H3N2 e do H1N1. A coordenadora de Imunização Valdivânia Pacheco explicou que a vacina protege contra essas três variantes do vírus da gripe, o que desperta ainda mais a atenção das pessoas uma vez que Teresina vive um surto de H1N1 com 32 casos registrados.
Valdivânia informou que anualmente a meta de 90% vem sendo atingida pela Secretaria de Saúde. O grupo de pessoas aptas a serem vacinadas é bem amplo: idosos, puérperas, crianças menores de cinco anos, pessoas portadoras de doenças crônicas como o diabetes, profissionais da saúde e professores. Estes últimos devem apresentar uma carteira de trabalho ou contracheque para serem imunizados.
A campanha de imunização teve início no dia 23 de abril e a vacina pode ser encontrada nos postos de saúde da zona urbana que possuem sala de vacina. No chamado “Dia D”, 12 de maio, houve uma grande mobilização para alcançar o maior número de pessoas de uma única vez. A campanha se estende até o final de junho. Quanto aos postos da zona rural, há dias específicos para o atendimento.
Valdivânia Pacheco informou que as doses das vacinas têm chegado a Picos por etapas. Na primeira foram mais de quatro mil doses, já nas demais houve uma redução, mas espera-se a que quantidade seja suficiente para atender a demanda.
A contraindicação, segundo a enfermeira, vai para pessoas que tem alergia ao ovo de galinha e para quem já está com gripe ou febre. “Nesse último caso é necessário que esperem até se recuperar da gripe para só então receber a vacina”, comentou.