Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Sisar amplia acesso a água e esgotamento para comunidades rurais do Meio Norte do Piauí

Publicado em 10/12/2017
Por Jailson Dias
32221278f667aad107078a8a396e.jpg
32221278f667aad107078a8a396e.jpg
Deputada Belê participou do lançamento do SISAR MN/Ascom

Água e esgotamento sanitário em qualidade e quantidade suficientes para atender a população nas comunidades rurais. Esse é o objetivo do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Meio Norte do Piauí - Sisar MN, lançado nesta sexta-feira, dia 11, em Teresina.

O Sisar MN nasce a partir da ação do coordenador de Fomento ao Saneamento Rural, Gilberto Medeiros, seguindo determinação do governador Wellington Dias de expandir para os municípios do Norte do Estado os resultados alcançados pelo sistema na região de Picos.

"O Sisar MN resulta, sobretudo, da gestão primorosa do modelo aplicado em vários municípios piauienses traduzida em dados concretos e crescentes de qualidade, eficiência, eficácia e resolutividade das ações com impactos positivos na qualidade de vida e saúde das populações do meio rural", disse Gilberto.

Hoje há um volume crescente de comunidades interessadas nos serviços do Sisar. Já são mais de 50 mil ligações rurais e a ideia com o lançamento do Sisar MN é ampliar o trabalho para os municípios do norte do Piauí.

"Nós temos esse exemplo em várias comunidade de Picos onde concluímos o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Na Chapada do Fio, Mirolândia, Torrões, Três Potes, entre outras, com um sucesso absoluto. Agora queremos replicar esse modelo nas cidades do Meio Norte", disse a deputada Belê Medeiros (Progressistas), no lançamento do Sisar MN.

No primeiro momento serão beneficiadas pelo Sisar MN as comunidades rurais da capital Teresina e dos municípios de Nazária, José de Freitas e Monsenhor Gil.

A Coordenadoria de Fomento ao Saneamento Rural deu um salto nos serviços prestados à população a partir do desmembramento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) alcançado durante a gestão de Gilberto Medeiros.

Com a autonomia do órgão foi possível superar as dificuldades com as empresas contratadas e as limitações da pasta resultando na eficiência essencial para a expansão do Sisar para a região do Meio Norte do Piauí.

Fonte: ascom

Comentários