Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Dia D de vacinação contra a gripe acontece em todo o Piauí

Publicado em 10/12/2017
Por Jailson Dias
1fea96be6d639a0929c5a2f29b77.jpg
1fea96be6d639a0929c5a2f29b77.jpg
Hoje é o dia D da vacinação/cidadeverde.com

Teresina e vários municípios do Piauí realizam neste sábado (12) o dia D de vacinação contra a gripe. A campanha segue até 1º de junho e tem como meta vacinar 800 mil piauienses que estão nos grupos prioritários. Na capital, 32 salas de vacina estarão abertas. Segundo o prefeito Firmino Filho, a cidade está preparada para atender a demanda.

"Nós temos todos os postos e todas as nossas unidades hospitalares devidamente preparadas. A saúde pública é uma construção tripartite: União, Estado e prefeituras. No caso da vacinação, as regras da política nacional de vacinação são estabelecidas pelo governo federal. A operação na ponta fica com os municípios. Estamos trabalhando para que tudo corra bem", disse o prefeito.

O público alvo da campanha contra a gripe é formado por pessoas maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional precisam se vacinar.

O Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto informou que o Piauí já recebeu 63% das doses destinadas ao Estado e por conta de um atraso no repasse o restante das doses foi fragmentado.

"O Ministério extratificou 800 mil doses para o Piauí e até agora só chegaram 512 mil, representando 63% das doses. O Ministério designou o dia D e neste dia fazemos o chamamento ao público alvo que compareça", pontuou.

A vacina protege contra os vírus influenza A cepa H1N1, A cepa H2N3 e influenza B. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) já registrou 32 casos confirmados de gripe causada pelo vírus Influenza A H1N1. Uma pessoa morreu.

Rayldo Pereira e Herlon Moraes
redacao@cidadeverde.com

Comentários