Um internauta picoense, que pediu para não ter o nome exposto, fez o registro de uma grande quantidade de lixo jogada às margens do Rio Guaribas. Como está cada vez mais comum que cidadãos registrem o descaso ou atitudes erradas com os aparelhos celulares, ele não pensou duas vezes e fotografou o crime ambiental. O clique aconteceu no momento em que passeava com a família.
A montanha de entulho foi verificada em um ponto do rio próximo ao acesso para Av. Senador Helvídio Nunes de Barros, portanto, na zona urbana de Picos. Embora o poder público tenha a obrigação de recolher o lixo das residências, a população também tem a obrigação de zelar pela limpeza da cidade e pela preservação do meio ambiente, algo que infelizmente está longe de ser verificado em Picos.
O Rio Guaribas vem há tempos sendo alvo do descaso, com esgoto e lixo despejados nas suas águas, além do assoreamento. Em recente matéria publicada no Folha Atual, informações colhidas junto a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM) davam conta que apenas a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) pode tomar providências quanto ao Guaribas, conforme prevê a legislação.
A prefeitura de Picos só pode tomar providências caso seja autorizada pela SEMAR. Até lá, o rio continuara à mingua, sofrendo com a falta de ações do poder público e a ausência de educação de muitas pessoas.