Domingo, 06 de Outubro de 2024

Câmara de Santana entrega título de cidadania à quatro personalidades em sessão solene

Publicado em 27/11/2017
Por Redação
32f3e519af6d9dd583efc9835d65.jpg
32f3e519af6d9dd583efc9835d65.jpg
Personalidades homenageadas/ASCOM

Em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira, 27, a Câmara de Vereadores de Santana do Piauí fez a entrega do Título de Cidadania a quatro personalidades que em seus respectivos ramos de atividades contribuíram para o desenvolvimento do município e do seu povo.

Foram homenageados com a cidadania santanense, a vereadora Clarete de Sousa Rabêlo Leal (MDB) natural de Ipiranga, o professor Victor Leal natural do Povoado Fátima do Piauí, em Picos, a diretora geral do Instituto Monsenhor Hipólito, Irmã Ana Tereza, natural de Bezerros no Estado do Pernambuco e a professora aposentada, Cecília de Sousa Moura, natural de Picos. 

A homenagem às personalidades foi proposta pelo vereador, Ricardo Rodrigues (PTB), e foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal. Esta é a primeira vez que a honraria é concedida no município.

A sessão solene foi presidida pelo presidente da Câmara de Santana do Piauí, Geosmar Pedro de Aquino (PSD) e contou com a presença dos demais vereadores da Casa, da prefeita, Maria José de Sousa Moura (Progressitas), do deputado estadual, Severo Neto (MDB), da vereadora picoense Valdivia Santos (PSL), do presidente da Câmara de Vereadores de Ipiranga do Piauí, Lucas Rufino (PSDB), da Madre Superiora das Filhas do Coração Imaculado de Maria, Margarida Matos, dos secretários municipais, lideranças políticas, familiares e amigos dos homenageados bem como a população em geral.

O vereador e autor do projeto de Lei que concede a cidadania santanense, Ricardo Rodrigues, explicou que a mesma foi entregue à personalidades que acompanham e participam ativamente da evolução de Santana do Piauí.

“Estas pessoas estão aqui para receber o título de cidadão santanense pelo grande trabalho que desempenham em nossa cidade. Algumas destas, muito antes de se tornar cidade e que desde a época nunca abandonam os laços com Santana do Piauí. Por essa razão nada mais justo que homenageá-los”, afirmou o vereador.

Vereador Ricardo Rodrigues recebeu uma placa em agradecimento pela proposta do projeto de Lei

O deputado estadual, Severo Neto (MDB) falou da importância da entrega da honraria para a comunidade santanense. Na ocasião, ele também frisou estar lutando pelo desenvolvimento da cidade.

"Para nós é motivo de orgulho vir a Santana do Piauí e participar de um momento em que pessoas que contribuem com o desenvolvimento deste município se tornam agora filhos desta terra. São quatro novos filhos que chegam. Em Teresina também sigo batalhando pelas melhorias para Santana do Piauí como o recapeamento asfáltico e a estrada que liga o município à São José do Piauí”, disse o deputado.

A prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas) ressaltou a tamanha felicidade ao ver o reconhecimento prestado aos homenageados com o título de cidadania.

“Para mim é motivo de extrema alegria participar deste momento de entrega à pessoas tão queridas que mantém uma relação com nossa Santana do Piauí desde que esta era ainda Saco do Engano. Ganhamos quatro novos filhos que agora somam juntos conosco em busca de melhorias. Santana hoje é você e que esta relação siga sendo construída de forma harmoniosa”, enfatizou a prefeita.

O rito da entrega do Título de Cidadania Santanense foi marcado pela simbologia do “lavar as mãos” fazendo analogia que o trabalho junto a Santana do Piauí seja feito de mãos limpas. Em seguida, as quatro personalidades receberam a terra que simboliza o propósito de cuidado.

Personalidades falam da alegria em receber a honraria

A professora aposentada e colaboradora ativa com o desenvolvimento do município santanense, Cecília de Sousa Moura, agradeceu a honraria relatando que os santanenses moram em seu coração.

"Agradeço o acolhimento e carinho que recebi nesta cidade. Vocês moram no meu coração. É sempre bom estar com vocês. Agradecer ao vereador Ricardo pela honrosa homenagem. Me sinto extremamente feliz pelo profundo e verdadeiro amor que sinto por Santana do Piauí. Gratidão aos amigos santanenses, pelo afeto, pelo carinho", pontuou Cecília de Sousa Moura.

Quem também possui uma relação direta construída há mais de duas décadas com o município santanense é a vereadora Clarete Rabêlo Leal. Para ela, Santana do Piauí é sua segunda família.

"Gratidão pelo título que me foi concedido. Considero ter duas famílias, minha família biológica e a família de consideração e coração que são os santanenses.  Venho contribuindo com o desenvolvimento de Santana naquilo que me proponho e assim continuarei fazendo”, agradeceu a vereadora.

O professor, Victor Leal, que atualmente é o assessor de assuntos estratégicos da Prefeitura de Santana do Piauí, descreveu está emocionado ao receber tamanho pelo Legislativo.

"Esta noite é pra mim a noite da gratidão. A minha história com Santana do Piauí vem de longas datas e nos últimos anos tem se fortalecido com a amizade construída com a prefeita Maria José. Amor e gratidão eu tenho por esta cidade e por seu povo que sempre me acolheram” concluiu.

A diretora do Instituto Monsenhor Hipólito, Irmã Ana Tereza, foi a última personalidade a receber o título de cidadania. Segunda ela é emocionante agora ser considerada filha da terra, lugar que tanto ama.

“Obrigada Santana, tenham na vida de vocês o líder de todos os líderes que é Jesus Cristo. Me sinto honrada, feliz, emocionada por fazer parte dessa família tão amada e querida por todos, minha Santana do Piauí”, disse a Irmã Ana Tereza.

Vereadores foram presenteados com uma Bíblia 

Prefeita Maria José recebeu a imagem de Jesus Cristo

Comentários