Dezenas de estudantes da UFPI de Picos estão solicitando dos poderes públicos apoio para terem mais segurança no acesso da universidade. Dessa forma eles solicitaram uma audiência pública a ser realizada na Câmara Municipal para debater soluções. Para se chegar a Universidade Federal, localizada no bairro Parque de Exposição, é necessário passar pelo trecho que liga as BRs 316 e 407, extremamente movimentado e perigoso.
Os horários que os estudantes estão chegando na universidade, tanto pela manhã, quanto no período vespertino e noturno, são marcados pelo grande fluxo de automóveis e motocicletas, além dos temidos caminhões. Acidentes fatais já ocorreram nas imediações. Tentando sensibilizar os poderes públicos os estudantes estiveram na Câmara Municipal de Picos na sessão realizada na quinta-feira, 19, solicitando a audiência pública.
Professores da universidade além do diretor Gleison Monteiro também estiveram presentes para manifestar apoio aos estudantes.
Segundo a acadêmica de Biologia da UFPI, Isabel Silva, a questão é séria devido a quantidade de acidentes registrados nas imediações. Ela destacou que a rotatória que existe entre as BRs 316 e 407 não é útil para garantir a segurança dos transeuntes. Isabel sugeriu que fosse colocado um redutor de velocidade e lembrou que várias solicitações nesse sentido já foram feitas antes.
Diversos outros pontos oferecem risco de vida aos picoenses, como os acessos aos bairros, dentre eles Pedrinhas, Pantanal, Belo Norte. Nenhum oferece a sinalização devida para se ter acesso.