Domingo, 16 de Novembro de 2025

Chuvas de inverno devem reduzir a partir de abril

Publicado em 15/11/2017
Por Redação
9956536517ea88e8f200c98b6ab4.jpg
9956536517ea88e8f200c98b6ab4.jpg
Eugênio Lopes, chefe de Meteorologia de Picos/Folha Atual

Depois de seis anos de estiagem, o verde finalmente voltou a colorir com abundância o semiárido piauiense, presente nas pastagens, na vegetação recuperada e na farta safra agrícola. No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta que o período de inverno deve cessar a partir do final de abril e as precipitações pluviométricas que ocorrerão representam apenas uma conexão com o verão.

Até a segunda semana de abril já choveu 529 milímetros na cidade de Picos, um índice aproximado da média anual prevista que é de 600 milímetros. Além disso, o mês de março apresentou o maior volume chuvoso com 156 milímetros.

Para o chefe de Meteorologia de Picos, Eugênio Lopes, o inverno segue dentro da normalidade e o mês de abril chuvoso surpreendeu os agricultores.

 “É um inverno dentro da normalidade, do esperado e do previsto. Eu sou agricultor prova que na minha roça que desde 2012 não tínhamos uma safra tão fabulosa como esta. Milho, feijão, estão todos segurados. Além disso recuperamos a capacidade mínima dos reservatórios de água”, disse o meteorologista.

Eugênio Lopes explicou que o inverno satisfatório é fruto do afastamento do fenômeno El Niño. O meteorologista ressalta ainda que os temporais na região transcorreram sem grandes prejuízos à população.  

“A chuva tempestuosa ela ocorre quando existe um choque térmico de uma massa de ar quente e outra fria. Houve na nossa região alguns casos, mas que não foram graves. A maioria das chuvas ocorreram a noite, durante a madrugada, quando as temperaturas estão mais favoráveis”, frisou.

Recuperação das barragens

As chuvas que caíram sobre a região de Picos foram ainda mais intensas. Prova disso, foi a recuperação considerável dos reservatórios de água, como da barragem de Bocaina que está com 22 milhões de m³ de água e de Piaus com a marca dos 18 milhões de m³ de água.

Segundo o Técnico de Barragens do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, Francisco Alves, o volume atual é positivo se comparado ao mesmo período do ano passado.

“Esse volume é muito bom para nossa realidade. A barragem de Bocaina está com uma marca positiva para o período, teve uma boa captação de água e espero que as chuvas continuem se mantendo para elevar o nível”, pontuou o técnico de barragens.

Índice de chuvas em Picos 

Dezembro – 50 milímetros

Janeiro – 107 milímetros

Fevereiro – 146 milímetros

Março – 156 milímetros

Abril – 70 milímetros

Comentários