Domingo, 16 de Novembro de 2025

Sindicato dos Comerciários de Picos registrou aumento de filiações após reforma Trabalhista

Publicado em 14/11/2017
Por Jailson Dias
ec11aaf309522dd70519109c7574.jpg
ec11aaf309522dd70519109c7574.jpg
Marcos Holanda fala em aumento da contribuição/Jailson Dias

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e de Serviços de Picos (SINTRACS) registrou um aumento de pelo menos 30% na busca por filiações após a reforma Trabalhista sancionada pelo presidente Michel Temer em 2017. A perspectiva é de que os sindicatos perdessem cada vez mais força, mas, segundo o presidente do SINTRACS, Marcos Holanda, aconteceu o contrário. Muitas pessoas teriam ficado preocupadas com a perda de direitos e passaram a buscar órgãos de representação para se associarem.

Além da preocupação dos trabalhadores não sindicalizados com a reforma Trabalhista, muitos teriam percebido que a entidade proporciona algumas vantagens. No caso do SINTRACS, Marcos Holanda informa que há o oferecimento de tratamento médico, dentário e auxílio jurídico.

Os sindicalizados pagam 1% mensalmente a entidade, valor decidido por lei, ao passo que havia o imposto sindical correspondente a um dia de trabalho no ano. Este último se tornou opcional, e Marcos Holanda explicou que talvez haja um pequeno aumento na arrecadação mensal para equiparar a perda da contribuição obrigatória.

Em contrapartida, Marcos Holanda relatou que o sindicato não precisa mais auxiliar quem não é afiliado. “Uma pessoa que não fazia parte do sindicato, chegou na Caixa Econômica Federal para receber o Fundo de Garantia (FGTS), mas informaram a ela que precisava do carimbo da entidade sindical e ela veio ao sindicato, mas ela diz que não faz parte e nem quer fazer parte, por qual razão iriamos carimbar esse  documento?”, declarou.

Para pessoas não sindicalizadas receberem os recursos da rescisão de contrato integralmente, terão de procurar os serviços de um advogado. “Nós éramos obrigados a atender eles, mas se não fazem parte do sindicato, não somos mais obrigados”, declarou.

Comentários