As obras do Mercado do Produtor estão paralisadas mais uma vez. Nossa equipe esteve no canteiro de obras buscando informações sobre o seu andamento, mas descobriu que apenas alguns poucos trabalhadores dão sequência nos serviços da caixa d’água. Os dois blocos que deveriam comportar inicialmente a feira de frutas e verduras e o Açougue Municipal estão entregues ao mato.
Essa nova paralisação contraria os planos do prefeito de Picos Pe. Walmir Lima (PT) que cogitava inaugurar os dois blocos ainda no último aniversário da cidade, em 12 de dezembro de 2017.
No mês de novembro nossa equipe conversou com o então responsável pela obra, engenheiro Ronald de Sousa Matos, que se desligou da Múltipla Engenharia, responsável pela construção. Na época ele alertava que para a obra do mercado ter sequência o Governo do Estado precisava liberar a terceira parcela de R$ 1,3 milhões, o que parece não ter acontecido. Não conseguimos contato com o novo encarregado.
Mesmo que a obra continuasse o Mercado do Produtor só estaria completo quando fossem construídos mais três blocos, além dos dois que estavam em andamento. Um deles será voltado para as frutas e verduras, o outro para o atacado e o terceiro para os restaurantes e lanchonetes. Os trabalhos haviam sido retomados em agosto de 2017.
A construção do Mercado do Produtor foi iniciada ainda na gestão do ex-governador Wilson Martins (PSB) que visitou a cidade de Picos por dezenas de ocasiões para ser fotografado junto a obra, mas esta logo parou.
O Mercado do Produtor será de suma importância para Picos, pois as feiras de frutas e verduras e roupas seriam transferidas para as suas imediações, deixando livres as Praças Matias Olímpio e Justino Luz. Estas poderiam ser utilizadas para o estacionamento de veículos, o que seria de grande benefício para o trânsito local.