As faixas de pedestres do centro de Picos se encontram bastante apagadas, em alguns pontos estão quase invisíveis. Mesmo assim o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM), Edilberto Cirilo, informou que elas serão realçadas apenas ao final do estudo que está sendo realizado na cidade sobre a modernização do trânsito, cuja previsão de conclusão é este mês de abril. Além disso, ainda haverá a licitação no valor de R$ 700 mil a ser realizada pela administração municipal. Esta deverá demorar mais noventa dias. Neste caso grande parte da sinalização horizontal e vertical será refeita.
Segundo Edilberto Cirilo a demora no realce das faixas de pedestre se deve a burocracia existente no poder público. “A coisa pública requer esse cuidado na licitação e eu só posso fazer após a conclusão desse estudo para saber qual a metragem que vou precisar e o tipo de material que será utilizado”, explicou.
As novas faixas serão desenhadas com uma tinta termoplástica que possui a garantia de 10 anos, segundo explicou o secretário. “Essa tinta não desgasta fácil do atrito com a areia”, declarou.
Enquanto processo legal de realce das faixas não tem início, cabe aos pedestres redobrar a atenção ao atravessar as ruas e avenidas uma vez que os motoristas que trafegam por Picos não costumam respeitar a vez de quem está a pé. Este tem prioridade no tráfego segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
Edilberto Cirilo
Enquanto essa entrevista era gravada em frente a prefeitura de Picos um automóvel estava estacionado em cima de uma faixa de pedestres, o que é proibido por lei. O dono do automóvel percebeu o erro e o retirou do local, mas logo em seguida outro carro estacionou em cima da mesma faixa.