Sábado, 05 de Outubro de 2024

500 famílias de Itainópolis recebem peixes doados pela Prefeitura

Publicado em 29/10/2017
Por Edson Costa
cc6bfca1319c74c66016522e08d5.jpg
cc6bfca1319c74c66016522e08d5.jpg
Moradores das zonas urbana e rural receberam peixes/Divulgação

 

Adquiridos através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, a Prefeitura de Itainópolis com o apoio da Secretaria municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, e ainda, da Secretaria Municipal de Assistência Social, fez a doação de 1.200 quilos de peixes para famílias carentes do município.

A ação foi desenvolvida por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e foi realizada no município nesta quarta-feira, 28 de março. O referido programa, que é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, adquiriu os peixes no próprio municipal que conta com uma associação de piscicultores.

A seleção e distribuição dos peixes às famílias beneficiárias coube a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da secretária municipal, Rosalice, e agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A equipe do social foi pessoalmente nas residências dos beneficiários do programa entregar os peixes.

“A distribuição desses produtos é uma ação social importante. Além de contribuir para a alimentação das pessoas carentes, possibilita acesso a uma alimentação de melhor qualidade, bem como garante compra de produtos produzido pelos agricultores familiares de Itainópolis, a preço justo, valorizando o pequeno produtor rural”, destacou o prefeito Paulo Lopes.

Em Itainópolis as comunidades beneficiárias foram os Bairros Francisca Trindade, Antenor Neiva, Morro Valentim Dantas, Morro Nossa Senhora de Fátima, Nova Descoberta, Matadouro, localizados na zona urbana. Na zona rural os povoados contemplados foram Baixas, Cerca, Tanque de Terra, Lagoa dos Cavalos, Morro da Cobra, Tabatinga, Quebra Faca, Barreiro, Paulista, Tábua, Umbus, Morrinhos, Tamboril, Carnaíba, Morro do Milho, Salgadinho, Maxixe, Barroso, Escondido, Trapiá, Oiteiro e Fazenda da Esperança, entre outras.

Os beneficiários prioritários que receberam os produtos foram às famílias de baixa renda que tinham, entre seus integrantes, crianças entre dois e sete anos, mulheres em fase de amamentação (até seis meses após o parto), gestantes e idosos a partir de 60 anos.

Aquecimento na economia

Além de fazer a entrega dos 1.200 quilos de peixes para as famílias carentes do município, o prefeito Paulo Lopes comemorou ainda o aquecimento na economia local com a aquisição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que adquiriu 12 toneladas de peixes junto a Associação de Piscicultores de Itainópolis.

Paulo Lopes com os prefeitos de Marcolândia e Alegrete

Ao todo, membros da associação conseguiram faturar com a venda dos peixes 12 mil reais, o que diretamente fortalece a economia local. Os peixes adquiridos pelo PAA foram distribuídos para os moradores de Alegre do Piauí, Geminiano, Alagoinha do Piauí, Santana e Marcolândia.

Municípios vizinhos adquiriram peixes da associação

O Prefeito Dr. Paulo Lopes, que apoia os piscicultores, acompanhou a entrega dos peixes aos representantes dos municípios, juntamente com o vereador João Batista.

Fotos: Langinha/Aparecida/Josielson/Elizanne

Comentários