A sede da 9° GRE de Picos, desocupada desde 2016, após orientação da Defesa Civil que condenou o prédio, tem sido utilizado para práticas ilícitas. Os moradores das imediações, que não quiseram gravar entrevista por medo de represálias, informaram ao Folha Atual que a movimentação naquele local é intensa, tanto durante o dia quanto durante a noite.
O prédio fica localizado na Rua Monsenhor Hipólito, uma importante rua do centro de Picos. Diversas residências cercam o prédio desativado da 9° GRE, além de duas escolas estaduais, Unidade Escolar Coelho Rodrigues e Unidade Escolar Landi Sales e o Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros.
Nossa equipe registrou algumas imagens do prédio histórico e constatou que o mesmo tem sido utilizado até para depósito de lixo. Em dias de grandes festas no Estádio Helvídio Nunes de Barros, que fica nas proximidades, algumas pessoas se apropriaram do terreno, pertencente ao Estado do Piauí, para utilizar como estacionamento privado de automóveis e motocicletas.
Procuramos a gerente da 9° GRE, mas fomos informados de que ela está em Teresina a serviço do Governo do Estado. Atualmente a gerência funciona em algumas salas da Escola Normal Oficial de Picos (ENOPI), fato que já motivou inúmeros protestos.
A 9° GRE de Picos é subordinada diretamente a Secretaria Estadual de Educação e administra escolas de 22 municípios da região.