Domingo, 16 de Novembro de 2025

Motorista que usar carro para jogar água em pedestre pode receber multa

Publicado em 20/10/2017
Por Jailson Dias
d9fb6a8ce348f9b333ab1049c948.jpg
d9fb6a8ce348f9b333ab1049c948.jpg
Avenida Getúlio Vargas repleta de poças de água/Jailson Dias

Nesses dias chuvosos é comum que as ruas e avenidas de Picos, repletas de trechos irregulares e buracos, acumulem água formando grandes poças. Isso representa mais um motivo para que os motoristas redobrem a sua atenção ao trafegar, não pensando apenas em acidentes e eventuais problemas mecânicos, mas em não jogar água nos pedestres e ciclistas. A prática que pode ser considerada imoral também é um crime, caso o alvo da enxurrada se sinta lesado.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o motorista que usar o veículo para jogar água em um pedestre, ou até em outro carro, perderá pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e receberá multa de R$ 85,00. O infrator ainda pode ter de dar explicações à polícia pela ação.

Para que o motorista responda pelo ato tudo que o pedestre precisa fazer é anotar a placa do veículo e comparecer a delegacia para registrar queixa. Com os celulares fazendo fotos de alta resolução, essa atitude se tornou bem mais fácil. É importante lembrar que se o pedestre atirar algum objeto contra o veículo, também responderá por isso.

É claro que nem sempre que um incidente como esse acontecer, significa que foi maldade do motorista, por via das dúvidas, todo cuidado é pouco.

Comentários