Na última quarta-feira (21) o Instituto Monsenhor Hipólito lançou o projeto “Gêneros Textuais: uma interpretação da realidade” à comunidade escolar. O lançamento foi marcado pelo Festival de Gêneros Textuais, realizado no auditório da instituição que contou com a participação de alunos, professores e coordenadores.
Na ocasião, através de peças artísticas os gêneros textuais como trava-línguas, poemas e contos foram apresentados.
Em sua terceira edição, o projeto abordará poemas, textos folclóricos como recontos de lendas, paródias musicais, documentários, além da criação de blogs informativos. Diversas atividades serão promovidas junto ao alunado e no mês de setembro ocorre a culminância do mesmo.
Para a professora de Língua Portuguesa e coordenadora do projeto “Gêneros Textuais, Irlane Veloso, este se apresenta como oportunidade para aprimorar as habilidades individuais dos alunos no que diz respeito à aprendizagem do conteúdo.
“Hoje nós fizemos a abertura com a apresentação do Festival de Gêneros, onde contei com a colaboração de todos os professores na área de Linguagem. O projeto é uma descoberta de talentos, pois aqueles alunos que não tiram notas tão elevadas na hora da prova, eles surpreendem com a desenvoltura nas atividades”, afirmou a coordenadora.
Coordenadora Irlane Veloso
Irlane Veloso explicou que a primeira atividade a ser desenvolvida em sala de aula é Gramaticando com os Gêneros Textuais, onde através de um aplicativo para dispositivos móveis os alunos vão fazer exercitar a gramática portuguesa. Além disso, serão disponibilizados livros para a prática de resenhas orais.