As quedas de energia não são novidade para os moradores de Picos e região, que convivem com esse problema desde sempre. Mas o apagão registrado no Norte e no Nordeste na tarde da quarta-feira, 21, trouxe muito transtorno para a população. Um passeio rápido pelo centro da cidade mostrava dezenas de pessoas nas casas lotéricas e outros estabelecimentos comerciais na expectativa de que pudessem resolver as suas demandas.
Essa expectativa de pagar contas ou efetuar compras em determinados estabelecimentos foi frustrada, pois a energia foi restabelecida apenas depois das 18h00, quando já havia encerrado o horário comercial. Apenas os comércios que possuem geradores próprios continuaram atendendo os clientes. Para os demais, restou voltar para casa sob o forte calor que fez no final da tarde.
Além desse fato, dirigir pelas principais ruas e avenidas da cidade se constituiu em uma missão de risco, uma vez que os semáforos não estavam funcionando. Talvez o fato do trânsito da cidade ser tradicionalmente caótico já tenha fornecido alguma perícia para os motoristas picoenses. O cuidado ao passar pelos cruzamentos, contudo, precisava ser redobrado.
Destaca-se que em alguns bairros como as Pedrinhas os moradores estavam sofrendo com a falta de água ao longo de todo o dia, mas quando esta voltou, foi a vez da energia ir embora. As causas do apagão ainda não foram esclarecidas. A última ocorrência desse tipo foi verificada no ano de 2013.