Uma "perda de carga" causou apagão no Norte e no Nordeste do país, informou nesta quarta-feira (21) o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O governo afirmou que problema foi causado por falha em subestação do Xingu, responsável pelo escoamento da energia gerada pela usina de Belo Monte, no Pará. Municípios de ao menos 14 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentaram um apagão: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
De acordo com as companhias de energia locais, 2.049 cidades foram afetadas nos 14 estados. O número representa 93% do total de municípios (2.204) desses Estados.
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará. A Centrais Elétricas do Pará (Celpa) informou que um problema na geração de energia da usina de Tucuruí, nordeste do estado, pode ter causado o apagão.
Por volta das 19h, o restabelecimento de energia já atingia cerca de 50% da região Nordeste e praticamente 100% da região Norte, segundo o órgão.
Atualizada às 17h
Um apagão atingiu todos os nove Estados do Nordeste, além do Amazonas, Pará e Tocantins, na tarde desta quarta-feira (21), segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
Capitais como Teresina, Salvador, Recife e Fortaleza foram afetadas. A falta de energia ocorreu por volta das 16h. Sem semáforos, houve congestionamento gigantesco no trânsito. Os lojistas no Centro de Teresina fecharam mais cedo o comércio e algumas pessoas ficaram presas em elevadores. A empresa Águas de Teresina confirmou que o apagão provocou a falta de água em vários bairros da cidade. A luz voltou em parte da cidade por volta das 18h30. Por volta das 19h30 ainda não tinha voltado a energia no município de José de Freitas e outras cidades no interior do Estado.
Em Teresina, vários serviços foram afetados. "Eu tinha um exame da minha filha para fazer, mas com a queda de energia o procedimento não pode ser realizado", disse a jornalista Cyntia Veras que estava na clínica e seria a próxima a ser atendida, mas faltou energia e o atendimento foi suspenso.
Os Estados afetados são: Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins. Houve também registro de falta de energia em São Paulo e em Minas Gerais.
O trânsito também está complicado na capital do Piauí. Sem semáforos, os motoristas enfrentam dificuldade para se locomover. .
Nas redes sociais os internautas relatam a interrupção no fornecimento de energia. A Chesf já se pronunciou e disse que está apurando as causas e a extensão do apagão.
Em nota, a Cemar, responsável pelo fornecimento de energia no Maranhão, disse que a falha é no sistema de suprimento.
Fonte: cidadeverde.com