A edição do Jornal Folha Atual que circulou no dia 05 de março em Picos e mais 40 cidades da região divulgou na sua página 05, dois artigos de autoria da psicóloga Graça Moura e do escritor Edimar Luz. O Jornal oferece para os amantes de uma boa leitura dois maravilhosos textos. Confira:
A MOTIVAÇÃO E SEUS MISTÉRIOS
· Por Graça Moura
Se muito já sabemos, muito mais precisamos aprender sobre MOTIVAÇÃO.
Ouço demais a palavra motivação, aqui, ali e acolá. De tantas formas e de tanto jeito que já perdi a conta: O que falta a esses alunos é motivação; os professores andam desmotivados; preciso de motivação; o chefe está desmotivado; aquele não tem motivação para nada; o que falta naquela equipe é motivação; meus funcionários estão desmotivados; o grupo não caminha porque é composto de pessoas sem motivação...
Guardo também a viva lembrança do primeiro aprendizado sobre o assunto, que chegou ilustrado com a imagem do chicote e da cenoura. Alguém se lembra? Aquela onde aparece uma pessoa (espécie de patrão montado num jumento) com um chicote na mão e acenando a uma pequena distância, uma bela e apetitosa cenoura. Essa imagem ilustrava o sistema de recompensa e castigo (que não deixa de ser uma forma de motivar).
A cenoura na frente do nariz do jumento e o chicote pronto para lhe espancar o lombo, deixa o animal de forma alternada, seduzido e impelido (motivado?) em direção aos objetivos do seu proprietário e não aos seus próprios objetivos. Talvez more por aí o perigo...
Se o jumento chega a comer a cenoura a gente nunca sabe; agora o chicote, ah, isso ele sente, “inclusive pelo medo de ser privado de sua subsistência”.
Não quero ser ingênua e afirmar a TOTAL ineficácia desse “método motivacional” visto que a cenoura representa o dinheiro e o eventual conforto que o mesmo pode comprar. Sei também que para muitos, ainda é o chicote que os obriga a cedo acordarem, levantarem e encaminharem-se para um trabalho com o qual não se identificam e muito menos sentem-se motivados para fazê-lo. Mas não tenho dúvida: a palavra-chave para quem quer ser sempre motivado, inclusive para a vida, é auto-motivação.
Ninguém motiva ninguém. Motivação é um processo complexo e interno. Assim como a mudança, exige escolha pessoal e acontece de dentro para fora e não de fora para dentro como imaginam e pensam alguns.
Importante não confundir SATISFAÇÃO DE NECESSIDADES COM MOTIVAÇÃO. Essa não pode ser imposta.
Modernamente podemos afirmar que se as Instituições querem pessoas motivadas, devem começar a criar, desenvolver e manter climas psicológicos saudáveis que permitam às pessoas o livre desenvolvimento de seus desejos, talentos e potencialidades.
*Graça Moura
Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Pernambuco
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
FESTA DE FORMATURA
(*) Autor: Edimar Luz
Realizaram-se na noite do último sábado, dia 20 de janeiro de 2018, no Atlantic City Club de Teresina, as animadas cerimônias pertinentes ao baile de formatura da turma de Medicina da faculdade FACID, concludentes de 2017.2. Dentre os doutores recém-formados estava o meu sobrinho Dr. Tallys Francisco da Luz Caminha, que há alguns anos já é formado em Fisioterapia, e que querendo alçar um voo mais alto e mais promissor, bem como visando realizar seu sonho, prestou vestibular posteriormente para Medicina, sendo aprovado com reconhecido mérito. O jovem médico Tallys Luz é filho de minha irmã Maria Joana da Luz e de meu cunhado Ricardo Caminha das Chagas, e irmão de Tatiane Luz e Talita Luz, ambas formadas também na área de saúde. São seus avós paternos: Francisco Marques das Chagas (Licor Marques) e Maria Caminha Rocha; e seus avós maternos: meus pais João Evêncio da Luz e Joana Eva da Luz. Também fazia parte daquela gloriosa e triunfante turma de 31 novos médicos que participavam daquela nobre e pomposa festa, a Dra. Rafaelly Luz, filha de minha prima Josélia Luz e do médico Dr. Alcides Luz.
Era impressionante a luminosidade daquela festa feliz atrelada à grandiosidade do espaço e dependências daquele majestoso e imponente clube da capital piauiense, que ora se encontrava extremamente lotado de familiares dos doutores e demais convidados, que além de prestigiar o desenrolar das solenidades, ali podiam também saborear e degustar as variadas iguarias e bebidas diversas, custeadas e oferecidas pelos pais de cada formando a seus respectivos convidados. A iluminação do cenário da festa era indiscutivelmente perfeita, pois o grande e nobre clube estava cintilante e repleto de luzes e luminárias naquela noite, ostentando uma bela e admirável ornamentação condizente com aquele momento histórico e inesquecível para todas as pessoas que ali se faziam presentes, entre os novos doutores e seus familiares, bem como todos os convidados de modo geral.
Uma felicidade radiante se podia perceber nitidamente no semblante de cada um daqueles médicos e médicas recém-formados. Um momento único e memorável na vida de cada um daqueles vencedores e vencedoras, que estudando com afinco e determinação, lograram êxito e conquistaram a tão almejada vitória final, deixando felizes e envaidecidos todos os seus familiares e amigos. E a partir de agora todos são profissionais autorizados para exercer legalmente a medicina, ocupando-se da saúde humana, e, passando, então, a trabalhar, sobretudo, em cima de quesitos como prevenção, diagnóstico, tratamento e cura das doenças referentes aos seres humanos. Por fim, o sonho se realizou!
E para abrilhantar ainda mais aquela grandiosa festa do baile de formatura, a cantora baiana Solange Almeida, ex-vocalista da banda Aviões do Forró, fez uma bela apresentação, cantando alegremente para os novos doutores e seus convidados, vários sucessos de seu repertório. Depois do show da ex-integrante de Aviões do Forró, houve também a apresentação musical de outros bons artistas também contratados para animar aquela brilhante e inesquecível festa, festa esta que se estendeu até ao amanhecer, quando já se podiam ver os primeiros raios solares da manhã do dia de domingo, 21 de janeiro. Foi uma festa para ninguém botar defeito; um evento apoteótico. Foi muito bom, realmente!
E no próximo fim de semana serão realizadas também as solenidades de formatura de mais outros dois dos meus sobrinhos, Dr. Matheus Luz e Dra. Karine Luz, ambos advogados, que também com muito esforço e dedicação, conseguiram vencer e se formar no também importante e belo curso de Direito, fazendo fortalecer e engrossar ainda mais as admiráveis e notáveis fileiras que compõem o imenso e brilhante grupo de doutores da nossa família abençoada, família de tantos doutores: são inúmeros médicos e médicas, advogados e advogadas, administradores e administradoras, médicos veterinários, engenheiros, odontólogos, enfermeiras, sociólogos, economistas e muitos outros; além do também grande número de professores; e também de inúmeros universitários que estão prestes a se formar. Votos de boa sorte e sucesso profissional a todos, sem exceção!
(*) Edimar Luz
Escritor/cronista, poeta/sonetista, memorialista, articulista, compositor, professor e sociólogo, formado em Recife - PE.
Picos-PI, 22/01/2018.