O novo comandante da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos, capitão Antônio Francisco Barbosa, informou, em entrevista ao Folha Atual, que está traçando diretrizes de ações a serem executadas na cidade em caso de calamidade. Na manhã da quarta-feira, 28, ele esteve reunido com representantes da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo e com a Coordenação de Defesa Civil sobre a forma mais efetiva de socorrer a população.
“Informamos a melhor de forma de quando formos solicitados, em caso de enchentes, alagamentos, pessoas que moram em área de risco, para definirmos um local para as vítimas quando formos fazer os atendimentos”, declarou.
O comandante disse ter pedido aos representantes das secretarias que realizem um estudo sobre a viabilidade de um local para acolher as pessoas e informar, em seguida, aos bombeiros.
Está nos planos dos bombeiros instruírem a população através de palestras sobre a questão das queimadas, comuns no segundo semestre, e também sobre como prestar primeiros socorros em caso de acidentes domésticos. “Provavelmente isso acontecerá a partir de maio, pois vamos preparar o nosso pessoal para direcioná-los sobre o assunto dessas palestras”, declarou.
Com o aumento dos níveis das barragens da cidade e região de Picos, muitas pessoas tem ido até esses locais, como forma de lazer. Felizmente, os bombeiros ainda não registraram nenhum acidente neste ano, como afogamentos.
Promoção
Com a promoção da major Ana Cléia Diniz Santos, agora responsável pela inspeção e vistorias em todo o centro-sul do Piauí, o capitão Barbosa foi nomeado comandante da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos ainda no dia 04 de janeiro deste ano. Natural de Teresina, ele tem 53 anos, e reside aqui na cidade desde que a companhia foi fundada no ano de 2004, sendo, portanto, um bom conhecedor da região.
A Companhia Destacada de Picos é subordinada ao 1° Batalhão dos Bombeiros de Teresina. Existem estudos sobre a possibilidade de elevar a companhia para um Grupamento ou mesmo Batalhão.