Sábado, 05 de Outubro de 2024

Secretaria de Saúde de Isaías Coelho promove oficina com agentes comunitários de saúde

Publicado em 28/09/2017
Por Edson Costa
1edce60e7b3c973778c7c58a6fbe.jpg
1edce60e7b3c973778c7c58a6fbe.jpg
Agentes durante oficina/Leonardo Coelho

 

A Secretaria Municipal de saúde de Isaías Coelho, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou nos dias 28 de fevereiro e primeiro de março de 2018 uma “Oficina de Atualização para os ACS (Agente Comunitário de Saúde)”, no intuito de aprimorar e qualificar os mesmos para o desempenho de suas atribuições. A participação foi satisfatória e a equipe organizadora acredita que os bons resultados virão em breve. A atual gestão preza pela educação continuada e permanente, e acredita que este é o caminho para uma Atenção Básica a Saúde mais resolutiva, eficiente e eficaz.

Os temas desenvolvidos na referida Oficina foram planejados e programadas seguindo sugestões dos enfermeiros das Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), considerando a real necessidade de aprimoramento. A psicóloga Amaraline Sousa foi a primeira palestrante com uma Oficina Motivacional ressaltando a importância de se ter objetivos, traçar metas e buscar o alcance das mesmas, mantendo-se positivo, engajado e perseverantes. Além disso, deu algumas dicas de motivação e mostrou que cada um tem seus talentos.

Em seguida as nutricionistas Edilene Carvalho e Anatalice Sousa falaram sobre os temas Antropometria e Condicionalidades do Programa Bolsa Família, com demonstração na prática da verificação correta da massa corpórea, assim como da mensuração da altura, da circunferência abdominal e craniana. Também destacaram a importância do trabalho dos ACS no acompanhamento às famílias cadastradas no referido programa.

No turno da tarde a assistente social Mônica Cardoso tratou sobre o programa “Fora da Escola Não Pode”, apresentando a cartilha do ACS e explicando sobre o seu papel neste programa. Continuando, a assessora da SMS, a enfermeira Maria José Castelo Branco debateu de forma interativa sobre o tema Ética e Compromisso Profissional.

Na oportunidade a enfermeira discorreu sobre o que é a ética e as características de um profissional ético. Destacou os desafios que os ACS encontram na sua prática profissional para equilibrar direitos e deveres, e poder viver em um ambiente harmonioso no seu trabalho. Enfim enfatizou que: Ser ético, nada mais é do que agir direito, proceder bem sem prejudicar os outros! Encerrando o dia a enfermeira da ESF Nayana Rocha falou sobre a importância do ACS no combate aos vetores Triatoma infestans (Barbeiro) e Aedes aegypti, destacando as doenças por eles transmitidas, seus sinais e sintomas e a necessidade de notificação das mesmas.

No dia 01, o enfermeiro da ESF Claudionor Urbano explanou sobre o Combate e a Prevenção da Hanseníase e Tuberculose, explicando sua forma de transmissão, sinais e sintomas, tratamento e acompanhamento, ressaltando ainda a importância da busca ativa para a detecção e tratamento de casos novos.

Dando continuidade, a enfermeira Gabiana Mauriz desenvolveu o tema o Trabalho do ACS com ênfase no preenchimento da ficha de visita domiciliar e territorial do ESUS. Ela iniciou sua fala destacando as atribuições dos ACS segundo a nova PNAB, em seguida ressaltou a necessidade de um trabalho com qualidade, de manter atualizados os cadastros domiciliares e territoriais, os cadastros individuais, de realizar o acompanhamento regular de crianças, gestantes, idosos, acamados, domiciliados, pessoas com condições/doenças crônicas, dentre outras atividades e ações que são atribuições dos mesmos.

Finalizando a Oficina, aconteceu a reunião mensal por equipes da ESF, para avaliação das atividades e ações do mês de fevereiro e planejamento das mesmas para o mês de março.

 

Comentários