Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Projeto social incentiva jovens para prática do Atletismo com promessa de medalhas

Publicado em 28/09/2017
Por Redação
96f1022ff87226e824ee474e8869.jpg
96f1022ff87226e824ee474e8869.jpg
Treino de corrida/Reprodução / Instagram

O Esporte transforma vidas. Esta afirmação tem feito total sentido para 25 adolescentes e jovens que participam do Projeto Semear Athletics, desenvolvido no Povoado Torrões, na zona rural de Picos. Com foco na profissionalização de futuros atletas nas diversas modalidades do Atletismo, o projeto faz parte da organização não-governamental Geração Semear, criada em 2015 pelo picoense Heraldo Santos Leal Filho e que atualmente conta com a ajuda de diversos voluntários.

O Semear Athletics foi uma proposta embrionada em junho de 2017 que já alcançou importantes resultados, medalhas. Voltado para a iniciação de adolescentes e jovens na faixa etária dos 12 aos 20 anos no Atletismo, a iniciativa de cunho social se tornou promessa de grandes nomes para o esporte no Piauí e Nordeste.

O presidente da Geração Semear, Heraldo Santos Leal Filho, destacou que poucos meses após o início do projeto, os participantes já competiram em um Festival de Atletismo, promovido na cidade de Monsenhor Gil. O retorno para a Capital do Mel não poderia ter sido mais positivo, a equipe do Semear Athletics conquistou seis medalhas.

“O projeto surgiu como uma forma de gerar oportunidades para crianças através de atividades educativas, culturais, esportivas. Visualizamos o Atletismo por ser um esporte barato, inclusivo. Em dezembro participamos de um Festival em Monsenhor Gil e conquistamos seis medalhas. Competimos no meio da nata do atletismo piauiense, pessoas que treinam há muito tempo”, disse o presidente.

Heraldo Filho- Presidente da geração Semear

Heraldo Filho lembrou ainda que o local improvisado para os treinos é um grande desafio. Um pequeno campo de futebol, no Povoado Torrões, é a pista de corrida. A areia é o asfalto e sobre ela são colocados os obstáculos necessários para a corrida. Ele ressalta que diante das dificuldades, os integrantes do Semear Athletics tem surpreendido pelo grande nível de desempenho demonstrado para com este tipo de esporte.

“Ainda não temos o local adequado. Nossos meninos e meninas correm descalços porque não temos recursos para comprar as sapatilhas. Mas isso não tem sido barreira, temos participantes que aguardem seus nomes ecoarão muito ainda, porque são muito bons. Temos parceiros que nos ajudam à custear as viagens e o restante corremos atrás na raça e na coragem mesmo. Temos nossos professores de Educação Física que são voluntários. Necessitamos de fisioterapeutas, psicólogos, tudo para que o rendimento deles seja melhorado”, explicou Filho.

Calendário de competições

A conquista de medalhas garantiu confiança para a continuidade do projeto e os atletas já buscam participar de novas competições que integram o calendário da Federação de Atletismo. No dia 20 de março a delegação de Picos participará do torneio FAP Sub-20. Em abril é a vez do Campeonato Piauiense Sub-18, dentre outros eventos esportivos já escalados.

Como participar?

O Semear Athlectis é formado atualmente 90% por alunos da Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios, no Povoado Torrões. No entanto, o projeto está aberto para qualquer adolescente e/ou jovem que se interesse pelo Atletismo. Para participar ou apoiar o projeto, o interessado basta contatar as redes sociais, no Facebook Geração Semear e no Instagram @geracaosemearpi.

 

 

 

 

Comentários