A ausência de chuvas tinha tornado a situação realmente difícil para os apicultores santanenses, uma vez que eles haviam sido obrigados a participar do sistema de migração de colmeias para o Maranhão, mas as reduzidas precipitações pluviométricas verificadas nas últimas semanas garantiu que o ano de 2013 não passe em branco, e os apicultores consigam realizar a primeira colheita.
Segundo o presidente da Associação de Pequenos Produtores de Mel e Agricultores Rurais de Santana do Piauí, Antônio José do Mel, após as primeiras chuvas verificadas depois do mês de março, os apicultores conseguiram “capturar” novos enxames de abelhas, preparando-se assim, para a realização da primeira colheita desse ano.
Apesar de estarem cientes de que a colheita de 2013 não repetirá o feito dos anos anteriores, Antônio José informa que a expectativa entre os associados é boa. “Não vai ser comparada a 2011, mas vai ser uma colheita boa”.
Nesse momento a Casa de Mel de Santana do Piauí passa por uma reforma para se adequar as novas medidas de exportação do produto. “Estive no conselho consultivo da Casa Ápis e lá conversamos com o pessoal da CODEVASF onde o empreiteiro está na região de Picos e irá retomar o processo de conclusão da casa de mel”, informou Antônio José.
A Casa do Mel de Santana do Piauí ganhou notoriedade tão logo depois da sua constituição. Já em 2008 os apicultores estavam exportando mel para os Estados Unidos e para a Europa. Conseguiram esse feito devido a qualidade do seu produto. Em 2011 os apicultores conseguiram colher 15 toneladas e 700 quilos de mel, recorde absoluto.