Sábado, 05 de Outubro de 2024

Agespisa manterá racionamento de água em cidades da região

Publicado em 19/09/2017
Por Redação
230350acae237cc1f2b7ecf11ea6.jpg
230350acae237cc1f2b7ecf11ea6.jpg
Barragem de Piaus/Reprodução

As chuvas intensas que caíram sobre municípios localizados na macrorregião de Picos tiveram como reflexo o aumento do volume de água nos açudes e barragens. A situação atual é animadora e poderá garantir o pleno abastecimento de água para os munícipes no ano que segue.

A Agespisa vem monitorando os reservatórios como o açude de Cajazeiras em Pio IX e o de Fronteiras que estavam inutilizados, mas que agora já começam a captar água das chuvas.

Em se tratando da Barragem de Piaus que abastece as cidades de Pio IX, Fronteiras, São Julião, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí, o aumento do nível de água no reservatório foi de 4 metros, chegando a atingir 8% da sua capacidade total. Anteriormente o índice era de apenas 3%.

Para o gerente regional da Agespisa, em Picos, Sérgio Alves, o racionamento de água na região será mantido até que a recuperação dos reservatórios atinja níveis satisfatórios.

 “Já temos o registro de várias barragens que estouraram as paredes. Cremos que vai recuperar, mesmo assim vamos manter o racionamento nestas cidades até que os reservatórios atinjam níveis satisfatórios, para que não seja preciso adotar nenhuma medida mais extrema, para ter que parar o abastecimento”, disse Sérgio Alves.

O abastecimento nos municípios citados é feito durante todo o ano com folga de três meses do período chuvoso.

Comentários