O Ministério Público Estadual (MPE), através da promotora responsável pela 1° Promotoria de Justiça de Picos, Romana Leite Vieira, emitiu uma recomendação para que a prefeitura contrate os serviços de uma empresa especializada em engenharia de tráfego. Em entrevista ao Folha Atual ela informou que já foram realizadas reuniões com o poder público no sentido de organizar o trânsito local.
“Dentre essas medidas, a gente baixou uma recomendação ao município para que houvesse a contratação de uma empresa de engenharia de tráfego, para que ela fizesse um estudo prévio e depois realizasse as modificações necessárias”, explicou.
Além da contratação da empresa, a promotora também recomendou que os trailers de lanches fossem tirados das vagas de estacionamento da Praça Félix Pacheco, centro de Picos. “Ali é zona azul e o espaço já é pequeno no município de Picos, então colocar aqueles trailers ali, não há necessidade e não é conveniente”, comentou.
Ela disse ainda que a recomendação é voltada para o trânsito, se os trailers vão permanecer na Praça Félix Pacheco, é uma decisão que cabe a prefeitura de Picos. “Fica a critério da administração, pois ela tem o poder de polícia, então fica a critério oferecer esse tipo de licença sem prejudicar também o trânsito de pedestres”, comentou.
Apenas na Praça Félix Pacheco há três trailers ocupado espaço de estacionamento. Alguns já estão lá há mais de duas décadas. No entanto, a utilização das praças para vendas de miudezas é um problema verificado por toda a cidade de Picos.