A Defesa Civil de Picos tem monitorado de perto durante o período invernoso as mais de 200 famílias que vivem em área de risco. Com o alerta feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais sobre a possibilidade moderada de um temporal com granizo em vários municípios piauienses, incluindo a “Cidade Modelo”, o órgão orienta que diante do menor risco de deslizamento de terra, os residentes devem abandonar os imóveis.
As áreas que estão sendo monitoradas compreendem o Morro da Mariana, Morro da AABB, e os bairros São Vicente, Paroquial, Morada do Sol, Dner, Passagem das Pedras e Boa Vista. Até o momento, não foi registrado este ano nenhum deslizamento de terra em Picos.
O coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, reconheceu que devido às precárias condições financeiras que o governo municipal dispõe nenhuma ação pode ter sido executada junto aos picoenses que vivem esta realidade. Ele frisou que durante o prazo de 72 horas, tempo do alerta, as famílias devem ficar atentas para a ocorrência de temporais.
“Estamos acompanhando de perto e monitorando as residências que se encontram em área de risco. No entanto, estamos comunicando às famílias que vivem nestas áreas através da imprensa sobre a possibilidade do temporal ocasionado pela formação de uma nuvem de 100 quilômetros, com a presença de granizo. É preciso ficar atento e ao menor de sinal de risco, os residentes devem abandonar o imóvel”, afirmou o coordenador.
O alerta
O alerta feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais recai sobre os municípios do Centro-Norte do Piauí, motivado após a formação de uma nuvem de 100 km de diâmetro na cidade de Uruçuí.