Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Vereadores da oposição boicotam leitura da mensagem do executivo pelo Pe. Walmir Lima

Publicado em 04/09/2017
Por Jailson Dias
69fe9d33a6778e1abd64538e35c6.jpg
69fe9d33a6778e1abd64538e35c6.jpg
Assentos dos vereadores estavam vazios/Leandro Cruz

Os vereadores da oposição e parte dos vereadores da situação boicotaram a leitura da mensagem do executivo feita pelo prefeito de Picos Pe. Walmir Lima (PT) na sessão de abertura do ano legislativo realizada na tarde da quinta-feira, 09. Apenas quatro vereadores estiveram presentes: o presidente da Câmara Municipal, Hugo Victor (MDB), José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (Progressistas), Wellington Dantas (PT), Evandro Paturi (PT) e Simão Carvalho (PSD).

Essa é a primeira vez que se registra a ausência de quase todos os vereadores na abertura do ano legislativo no município de Picos, especialmente quando o próprio prefeito fez a leitura das realizações do ano anterior e quais as perspectivas para o ano que se inicia.

Os cinco vereadores da oposição: Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas), Toinho de Chicá (Progressistas), Dedé Monteiro (PPS), Raimundo Nunes Ibiapiano, o Renato (PR) e Valdívia Santos (PR), haviam combinado que não compareceriam a sessão de abertura como forma de protesto, alegando que o prefeito não os escuta.

Nossa equipe recebeu a informação de que a oposição não compareceria a sessão e indagou o vereador Renato sobre essa possibilidade, ainda na manhã da quinta-feira, 08, mas na ocasião ele negou. Afirmou que todos os parlamentares estariam presentes para ouvir o prefeito, o que não se confirmou.

Quanto ao PTB, a ausência pode ter se dado devido a celeuma quanto a Secretaria de Saúde, uma vez que o partido entregou a pasta que era administrada pela esposa do vice prefeito Edilson Carvalho, Socorro Moura. Desde então, muita especulação tem tomado conta do meio político local sobre quem vai dirigir essa pasta, mostrando um claro desacordo entre PT e PTB.

À nossa equipe o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), delcarou que não boicotou a sessão. Ele argumentou que não compareceu porque estava impossibilitado de sair de casa devido a um problema de saúde.

Dentre os vereadores faltosos, Calos Luís (PSDB) foi o único que justificou a ausência. Em mensagem encaminhada a Câmara Municipal ele informou que estava em Teresina acompanhando a esposa que passa por tratamento de saúde.

Muitas pessoas  levaram cartazes

Se os vereadores não foram, muitas pessoas compareceram a abertura do ano legislativo, a maioria para protestar contra a prefeitura. Usando faixas e cartazes com mensagens que falavam sobre a possibilidade de greve e também pedindo aos vereadores para pressionar os deputados federais a votarem contra a reforma da Previdência.

Fotos: Leandro Cruz

Comentários