Sábado, 15 de Novembro de 2025

Direção do Hospital Regional regulamenta acesso de acompanhantes

Publicado em 31/08/2017
Por Jailson Dias
00b929f9e8d4e7e5416bea4274ec.jpg
00b929f9e8d4e7e5416bea4274ec.jpg
Entrada de acompanhantes será regulamentada/Ascom

Para melhor segurança de pacientes, acompanhantes e funcionários, a direção do HRJL, por meio da portaria 001/2018, regulamenta o acesso para acompanhantes de pacientes e internados neste hospital.

Essa decisão foi tomada a partir de reunião com os setores responsáveis pelo fluxo no Sistema de Pronto Atendimento (SPA), a portaria e a enfermagem. Segundo relatos dos agentes de portaria, com a porta aberta entra muita gente que não vem em busca de assistência. E isso causa insegurança tanto do paciente e acompanhante quanto do funcionário. “ Aqui já aconteceu de entrar pessoas armadas para ameaçar pacientes, também roubos de pequenos objetos de pacientes e funcionários”, conta James Cruz, Coordenador da Portaria.

Outro ponto importante que influenciou na tomada de decisão foi o controle de quem é paciente ou acompanhante. De acordo com a Coordenadora de Enfermagem, o espaço está bastante limitado, pois metade da recepção está fechada em reforma.  “ Não pretendemos selecionar quem vai ou não entrar, mas saber de fato quem precisa de assistência. Os profissionais precisam ter uma visão dos pacientes que estão esperando. Recebemos alguns idosos e pacientes mais graves que vêm sozinhos e o enfermeiro ou técnico precisa estar observando estes pacientes, se o espaço estiver cheio, dificulta essa visão” afirma Karla Jéssik, Coordenadora de Enfermagem.

Nos últimos dias o SPA está recebendo uma média de 300 pacientes ao dia e segundo a Coordenadora, se cada paciente que vier trouxer um ou dois acompanhantes o espaço vai ficar intransitável.

 A partir desta semana a entrada será limitada mas, gestantes, idosos, crianças e deficientes terão assegurado o direito da permanência de um acompanhante durante a estadia para consulta, realização de exames e internação.
 A visitação continua normal, a partir das 14 horas.

Fonte: Ascom

Comentários