Os fieis que participaram da programação da 6° edição da Missa do Vaqueiro ficaram emocionados com o brilho e organização do momento dedicado a este profissional que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no Semiárido piauiense, resiste em manter viva a cultura do gibão e do chapéu de couro.
A celebração começou no amanhecer deste domingo (05/05) com a alvorada festiva, em seguida foi servido um farto café-da-manhã para os Vaqueiros e as caravanas de fieis de municípios da região. De “bucho cheio” (como se diz na nossa região) a multidão se reuniu na Praça Itamar Gomes onde saiu em Cavalgada pelas ruas principais da cidade, finalizando o percurso no patamar da Igreja Matriz de Santa Ana, onde Nossa Senhora Aparecida, encenada pela adolescente Silvânia ao som da belíssima interpretação da música “Romaria” na voz da jovem Jeniffer fez emocionar a todos com uma linda performance. Depois deste momento de devoção o Padre Miguel Feitosa, vestido de roupa de couro e montado em seu cavalo, abençoou a vaqueirama e então a multidão lotou a Igreja para a celebração da Santa Missa.
Após a celebração que foi recheada de momentos de manifestações da nossa cultura aconteceu o tradicional Leilão do “Bicho vivo” onde os próprios vaqueiros doaram e arremataram as joias formadas por galinhas, porcos e cabritos.
Por volta do meio-dia foi servido o almoço comunitário para todos os participantes da programação, momento em que aconteceu sorteio de brindes, seguido de um autentico forró Pé-de-serra. A tarde aconteceu um bolão de Vaquejada para finalizar a programação com chave de ouro.
O Padre Miguel Feitosa, um dos idealizadores do evento em homenagem ao Vaqueiro, se mostrou feliz com a grande participação popular. “É uma festa que muito nos alegra, é uma festa que se tornou tradição e tenha certeza que não se acabará.” Ressaltou.
A prefeitura Municipal de Monsenhor Hipólito ofereceu todo o poio necessário para a realização da programação. Para o prefeito, Francisco Anísio de Sousa, o “Tima”, a celebração foi um sucesso de público e de organização. “O povo, os vaqueiros e os agricultores de Monsenhor Hipólito estão de parabéns pela grandiosa festa”. Afirmou o gestor.
A primeira-dama Cleydiana Bezerra, ficou surpresa com a grande participação popular durante a programação. “Cada ano que passa vem crescendo e este ano superou as expectativas. Foi uma festa muito bonita, com uma organização maravilhosa e a tendência é sempre crescer.” Afirmou.
A secretária de Cultural, Luana Fernandes, que trabalhou durante meses nos preparativos para que tudo saísse como planejado se emocionou ao falar dos mais de vinte dias de muito trabalho com ensaios e reuniões de planejamento. “A festa foi maravilhosa, tudo saiu como planejado, as pessoas compareceram, a cavalgado aconteceu sem nenhum atropelo e eu só tenho que agradecer a todos que contribuíram para este grande sucesso.” Ressaltou.
Por Jonas Rocha