Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025

UFPI de Picos pode se transformar na Universidade Federal do Vale do Guaribas

Publicado em 21/05/2013
Por Jailson Dias
8be17d1a74c938f582dc934cb7a8.jpg
8be17d1a74c938f582dc934cb7a8.jpg
UFPI de Picospode crescer ainda mais/Canabranews

Alegando o crescimento dos últimos anos e a forma como foi implantada em Picos, que não aconteceu por acaso, a diretora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Picos, Alveni Barros, alimenta o sonho de que o Campus venha a se tornar a Universidade Federal do Vale do Guaribas, ganhando assim o status de universidade independente.

A diretora diz não ver empecilhos para que a universidade se federalize, uma vez que além dos nove cursos de graduação que contemplam as áreas de ciências humanas, exatas e biológicas, conta com mais de 3 mil alunos. A expansão verificada nos últimos sete anos tornou possível crer que esse sonho se torne realidade.  

“Nós temos em torno de três mil alunos, disseram que teria de ter um número mínimo de alunos, que talvez fosse dez mil alunos, o número de outros cursos a mais e nós vamos agora instalar em Picos o curso de Educação Pró-campus em Ciências da Natureza com vagas para professores efetivos nas áreas de biologia, de física e química”, comentou.

Na tentativa de que o Campus de Picos deixe de ser um campus e se torne uma universidade Alveni disse que continuará a pleitear novos cursos na tentativa de que assim venha a ser constituída a Universidade Federal do Vale do Guaribas. O nome seria apropriado uma vez que a UFPI de Picos recebe alunos de toda a região de Picos, definido pelo governo do estado como Território do Vale do Guaribas.

Outro passo importante tem sido a tentativa de integração da Universidade junto a comunidade picoense, como o estabelecimento de parcerias com a Prefeitura Municipal. Atualmente há uma parceria cuja finalidade para é identificar quais os tipos de mosquito da dengue existentes na região além de treinamento para agentes de saúde e parcerias com a Educação, como o projeto de leitura, dentre outros.

“Não foi um Campus colocado aqui por vontade de governo, mas por vontade da população, então nosso sonho é que mais a frente esse Campus se transforme na grande Universidade Federal do Vale Guaribas”, declarou.

O Piauí possui apenas uma universidade federal, o estado de Minas Gerais é de longe o recordista com 11 universidades federais, seguido pelo Rio Grande do Sul, com seis universidades. O Rio de Janeiro possui quatro instituições de ensino superior independentes, e São Paulo três.

Comentários