Na manhã desta sexta-feira (19) o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou a culminância do Tríduo de Formação Pedagógica para educadores e demais profissionais que atuam na instituição de ensino. O evento que tem como temática central “IMH e você Conectado, Humanizado na Fé e no saber concretizando sonhos”, abordou assuntos plurais com enfoque na figura do professor apaixonado pelo ensinar.
Durante os três dias de intensas atividades, o público foi acolhido com momentos de reflexão que enfatizaram a importância do florescer na escola, o amor pela educação, bem como a necessidade de fomentar a Paz no mundo.
Como parte da programação preparada para esta sexta-feira, os participantes saíram em caminhada pelas ruas de Picos em sinal de valorização da paz na humanidade. Na ocasião, foi ministrada a palestra sobre a Campanha da Fraternidade 2018 - Fraternidade e Superação da Violência, explanada pelo juiz Johilse Tomaz da Silva.
Juiz Johilse Tomaz
Para a Madre Superior da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, Irmã Margarida Matos, a formação pedagógica é a atividade que capacita o educador para o ano letivo que se inicia.
“Nós consideramos este momento muito importante porque é o momento da formação dos educadores. São eles os semeadores, e durante esta abordagem, são eles os semeadores da Paz. A paz entre nós, na família, na escola”, disse a Madre Superiora.
Madre Geral, Margarida Matos
A diretora geral do IMH, Irmã Ana Tereza, ressaltou que quando alguém cresce na sua formação, floresce para os outros. Um florescer para o alunado que também está inserido diretamente neste processo.
“O Instituto Monsenhor Hipólito sente-se agraciado, contemplado com o ensino pedagógico na formação contínua do educando e do educador. No primeiro dia, buscamos a necessidade de florescer. Hoje o IMH amanheceu pelas ruas numa caminhada rápida, mas altamente significativa, provocadora, para que todos sintamos que somos irmãos um do outro”, frisou a diretora.
Irmã Ana Tereza
A coordenadora da Educação Infantil do IMH, Inês Borges, comentou que a formação pedagógica além de discutir a postura do educador em sala de aula, também reabastece o espirito na intenção de que o controle emocional também influência na construção da aprendizagem.
“Esses momentos que temos no início do ano é como uma injeção de ânimo no âmbito educacional. É um evento muito esperado, planejado, porque é onde nós educadores nos sentimos reabastecidos. Mas o que nos motiva de verdade é quando trabalhamos este lado espiritual, imbuídos da consciência de educar com muito amor”, disse a coordenadora.
Inês Borges, coordenadora
Temas discutidos
No primeiro dia de atividades foram ministradas as palestras “Ética e cidadania: um novo olhar sobre a educação”, apresentada pela professora Catarina Maria dos Santos e “O poder transformador do professor apaixonado por educação”, discutida pela assessora Débora Melo.
No segundo dia o ciclo de debates contou com a explanação das seguintes palestras: A Educação e as vertentes do processo criativo: Habilidades Socioemocionais; Educação Interdimensional: Transcuidado, altercuidado, autocuidado e ecocuidado, explanadas pelo assessor Ricardo Francisco da Silva. Além disso, foi apresentada a discussão Treinamento – Sistema Activesoft, ministrada pela assessora Cinthia Meire.