EDUCAÇÃO
A cidade parou para acompanhar as manifestações realizadas pelos professores das redes municipal e estadual de ensino que aderiram a paralisação nacional da Educação. Os professores e demais trabalhadores da área tem demonstrado cada vez mais força, o que nos leva a crer que não demorará muito até o dia em que a Educação realmente seja valorizada em nosso país.
CRÍTICAS
Um dos pontos mais criticados da administração de Kleber Eulálio é a Educação. O vereador Diógenes Medeiros tem levantado inúmeros questionamentos e chegou a afirmar que os problemas são de inteira responsabilidade do titular da pasta, o Pe. Walmir Lima, isentando o prefeito Kleber, como se isso fosse possível. Toda a administração é responsabilidade do prefeito.
WILSON ITINERANTE
O Governador Wilson Martins tem realizado uma verdadeira peregrinação por todo o Estado Piauí, inaugurando obras e assinado ordens de serviço. Há quem diga que se trata de uma tentativa de melhorar sua desgastada imagem junto a população. Diga-se de passagem que após dois anos de mandato o Governador nunca divulgou uma pesquisa de opinião, embora com certeza as tenha encomendado.
UNIVERSIDADE FEDERAL
Um dos sonhos da atual gestão da UFPI de Picos é a total federalização e independência da instituição com relação a Teresina. A diretora Alveni Barros declarou que espera ver a UFPI se tornar a Universidade Federal do Vale do Guaribas, que seria a segunda universidade federal do Piauí, que desde 1972 conta apenas com a UFPI. Há estados com até 11 universidades federais, é o caso de Minas Gerais.
LUTA
O movimento estudantil de Picos tem renascido aos poucos. Os DCEs da Uespi e UFPI tem realizado grandes ações em prol da melhoria das instituições, desde a promoção de rifas até a defesa de direitos dos trabalhadores, como aconteceu com relação aos funcionários do Restaurante Universitário da UFPI. Ganha a sociedade picoense.
ELEIÇÃO
As eleições de 2014 ainda estão longe, mas já tem deputados estaduais em verdadeira peregrinação pelos municípios da região de Picos, talvez entendam que esse é o momento de refrescar a memória dos candidatos a prefeito, vitoriosos ou não, do apoio prestado nas eleições municipais de 2012. Cada um que se vire para conseguir os votos para o ano que vem.
SHOPPINGS
Nem todo mundo parece satisfeito com a instalação dos dois shoppings na cidade de Picos. O vereador Toinho de Chica (PMDB) chegou a declarar que vê isso com preocupação. Para o vereador a cidade está precisando de indústrias que gerem emprego e renda para a população picoense.
DESTAQUE
O deputado federal Nazareno Fonteles está sendo alvo de uma verdadeira campanha midiática desde que apresentou a PEC 33. O projeto do deputado prevê que as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) passem pela analise do Congresso Nacional. Para o parlamentar o projeto é justificado devido as inúmeras interferências dos magistrados em assuntos estritamente políticos.
FIM
A outrora poderosa Indústria Coelho/Piauí Textil morreu. Grande responsável para manutenção da economia local desde a década de 1970 a Indústria faliu por completo. As pessoas que moram nas proximidades veem um grande prédio fantasma, há apenas seguranças nos locais. Isso representa um triste contrassenso, pois Picos cresce comercialmente, mas sem uma indústria de base que garanta a cidade ser uma exportadora de produtos manufaturados. Uma pena.
Assaltos
A região vive clima de terror com os assaltos seguidos de morte a agências bancárias, o último em Miguel Alves, cujo jovem gerente foi friamente executado. Quanto a cidade de Picos, fica sempre aquela apreensão, mas aas guarnições policiais, sem falar no tumultuado trânsito, desencorajam qualquer tentativa de assalto as agências bancária e dos correios. A possibilidade de fuga para assaltantes é praticamente zero. Seria um verdadeiro pesade-lo estratégico.
Faltoso
O outrora atuante e idealista vereador Iata Anderson (PSB), que presidiu a Câmara Municipal na legislatura passada e deu mostras de grande disposição política se tonou o parlamentar mais faltoso desse início de legislatura. Ninguém sabe qual o motivo das ausências constantes do vereador, esperando apenas que o mesmo volte a exercer suas funções normais de vereador eleito.
Silêncio
Informar a população sobre a ocorrência de crimes é um papel do jornalismo, isso serve para que as pessoas passem a se precaver e pressionem o Governo para que novas providências sejam tomadas, no entanto, é preciso que as autoridades falem e divulguem essas informações através do correto atendimento a imprensa. Em Picos, apenas a Polícia Militar se dispõe a isso, dando uma verdadeira aula de transparência, diferentemente da Polícia Civil cujo time de delegados se recusa a falar com os jornalistas. Os atuais delegados da cidade são os menos transparentes da história policial de Picos, indo na contramão dos nossos tempos. Lamentável.