Todo início de período chuvoso a história se repete, o lixo acumulado ao longo do ano anterior provoca grandes alagamentos na cidade de Picos. Um desses pontos onde a água fica acumulada por horas é o bueiro que passa por baixo da Av. Deputado Sá Urtiga, formando uma grande poça de água e lama em frente ao Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros.
A água da chuva que se acumula do outro lado da avenida, ao lado de onde hoje funciona a Defensoria Pública, deveria correr rapidamente para o rio Guaribas, mas o que se percebe todos os anos é que ela leva horas para passar por esses pontos. Garis que fazem a limpeza da cidade, já afirmaram em ocasiões passadas que os entupimentos são provocados por uma grande quantidade material descartável jogado na rua, especialmente garrafas pet.
O resultado desse mau comportamento por parte de quem se desfaz inadequadamente do lixo são os alagamentos, que oferecem riscos de acidentes e de contaminação de doenças, uma vez que essa água se mistura com o esgoto da cidade. Consciência não parece ser o forte de muitas pessoas.