Na primeira semana do ano de 2018, os pais já começam a se preocupar com a compra dos livros escolares dos filhos. Em Picos, uma gande movimentação nas feiras de livros tem agitado o setor que aposta no aumento da venda de exemplares usados.
O vendedor de um Feirão de Livros, localizado no bairro São Vicente, em Picos, Natanael Ferreira da Silva Lima, explicou que desde novembro de 2017 a venda de livros foi iniciada. Segundo ele, com o objetivo de economizar, os pais estão optando pela compra dos usados.
“A gente percebe que os pais estão procurando optar por livros usados, por ser mais acessível financeiramente, como também ele pode reaver parte do dinheiro investido com a venda dos livros utilizados no ano letivo anterior. Estes podem ainda serem reformados. A movimentação tá bem intensa nesta primeira semana de janeiro e deve continuar assim”, disse o vendedor.
Economizar é o foco de Daiane Cristina. Natural de Dom Expedito Lopes, Daiane todos os anos compra os livros do filho nos feirões de livros de Picos. Para ela, o livro novo sai muito caro e pesa no orçamento da família.
“Eu sempre compro os livros do meu filho aqui. Todos os anos tento vender os livros usados e já tento adquirir os novos, que também já foram utilizados por outro aluno. O novo mesmo sempre é muito caro e acaba pesando muito no orçamento”, disse Daiane.

Para os pais que buscam vender os livros usados uma boa dica é que ao longo do ano busque-se manter o bom estado do material didático, pois o estado de conservação é fator determinante no valor financeiro.