Domingo, 06 de Outubro de 2024

Apesar de investimentos geografia dificulta abastecimento de água em Picos

Publicado em 20/05/2013
Por Jailson Dias
b4765bd5ee9eb23619b522bdf503.jpg
b4765bd5ee9eb23619b522bdf503.jpg
Para a AGESPISA geografia acidentada dificulta abastecimento da cidade/Edson Costa

Em entrevista ao jornal Folha Atual o gerente sul da Agespisa, Gesiel Cruz, falou sobre os investimentos que vem sendo realizados no abastecimento de água nos últimos anos na cidade de Picos, mas frisou que a geografia da cidade, cercada por morros habitados, dificulta esse fornecimento, tornando o abastecimento disforme.

“Em Picos não é diferente por ser uma cidade com diferença de relevo muito grande, você sabe que temos muitos morros, então temos pontos em que a água é forte demais e pontos onde é muito fraca, devido a essas diferenças”, comentou.

Gesiel questiona informações de que bairros inteiros sofram com carência de abastecimento de água, destacando-se o Morada do Sol, onde, segundo informou, apenas os moradores de duas ruas sofreriam com esse problema.

Mesmo com a dificuldade de uniformizar o abastecimento de água na cidade, Gesiel cita os investimentos realizados nos bairros apontando como termômetro a redução das reclamações. Há dois anos a Agespisa foi alvo de ações judiciais partindo de moradores dos bairros São José, Belo Norte, Morada do Sol, Parque de Exposição, Paroquial, Junco, Umari.

Para solucionar os problemas ele cita que foram perfurados novos poços artesianos e realizadas interligações de rede de abastecimento. Atualmente seriam 22 poços na cidade de Picos, que tem garantido o abastecimento da população. Graças a isso Picos não sofre um risco iminente de desabastecimento, como Paulistana, Jaicós e Acauã, que viviam situações bem críticas até recentemente.

“Aqui nós temos poços com boas vasões, apesar de que todos os anos notamos que o lençol freático vem baixando”, alertou.

Para o bairro Morada do Sol Gesiel afirma haver a previsão de individualizar o abastecimento, deixando-o independente de outros sistemas a partir da perfuração de outro poço tubular e de um novo reservatório. “Individualizando o abastecimento por lá, nós vamos ter como se fosse uma cidade fora de Picos, e vai melhorar tanto para o Morada do Sol como para o restante da cidade”.

Comentários