Domingo, 06 de Outubro de 2024

Moradores queimam lixo e impedem entrada de material em aterro sanitário

Publicado em 20/05/2013
Por Marta Soares
882df308c1653e5c8ddc9ad0dd7a.jpg
882df308c1653e5c8ddc9ad0dd7a.jpg
População é contra criação de aterro próximo a povoado de Picos/CCom

Moradores do povoado Valparaíso, na cidade de Picos, sul do estado, realizaram uma manifestação contra a instalação de um aterro sanitário próximo à comunidade. Para a população, a Prefeitura do município não teria cumprido o que foi prometido aos moradores.

Para o autônomo Neto Araújo, o local não é um aterro sanitário, mas apenas um depósito de lixo. “A Prefeitura antes de instalar passou um filme lúdico para os moradores. Nos enganou dizendo que o aterro teria uma manta térmica, uma lagoa de chorume, mas nada disso foi construído e o lixo está sendo apenas jogado no local. Não vamos mais aceitar isso”, afirmou Neto.

Através de uma ação civil pública o Ministério Público Estadual, através do promotor Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, determinou a retirada do lixão do bairro Altamira e construção de um aterro sanitário em outro local. Na ação foi acordado Termo de Ajuste de Conduta (TAC), onde a Prefeitura se compromete em construí o aterro.

Durante a manifestação, a população queimou lixo e pneus para impedir a chegada dos caminhões ao aterro sanitário. A ação que aconteceu na terça-feira (7) foi acompanhada por membros do Ministério Público e da Prefeitura de Picos, que tentaram dialogar com os manifestantes.

Para o promotor de justiça, Marcelo Monteiro, deve haver um dialogo entre todos os envolvidos para se chegar a um consenso. “Vamos ouvir a reivindicações da população e as propostas que foram feitas pela Prefeitura para se chegar a um consenso entre as partes através do dialógo”, diz o promotor.

De acordo com o secretário de Governo de Picos, Tiago Saunders, a Prefeitura está cumprindo a determinação da Justiça e já havia conversado com os moradores da região sobre o aterro. ”Tudo que foi colocado aos moradores está sendo feito e pedimos a compreensão de todos, tendo em vista a importância desse aterro sanitário”, afirma Tiago.

Fonte: G1/PI

Comentários