No dia 10 de dezembro do ano em curso, a médica e professora, Dr. Patrícia Maria Santos Batista, atingiu cinco meses de gestão à frente do Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos. Nesse pequeno intervalo de tempo, a diretora geral da Casa de Saúde alcançou avanços importantes na assistência de milhares de pacientes da macrorregião do semiárido piauiense.
O HRJL nos dias atuais é gerido de maneira compartilhada pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH). A partir de janeiro de 2018, a Casa de Saúde será coordenada exclusivamente pela Fundação.
No tocante aos avanços, a diretora Dr. Patrícia Batista lembra que foram inaugurados em novembro 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, onde 34 pacientes já foram internados e assistidos com serviços de saúde. Além disso, o Hospital se tornou um canteiro de obras com a construção do Centro de Parto Normal, da Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera. O Pronto Socorro também deverá passar por reforma e ampliação.

Obras no Hospital Regional
“Iniciamos em julho e começamos a fazer algumas mudanças de processo de trabalho. Reorganizamos as coordenações Médicas e de Enfermagem, medidas adotadas para o que há de mais moderno na gestão clínica, onde aproximamos o administrativo dos recursos humanos. As obras apesar de apresentarem um transtorno momentâneo, pois não podemos para o Regional é o que vão garantir uma melhor qualidade da ambiência do Hospital”, disse a diretora.
Casa da Gestante
Dr. Patrícia Batista frisou ainda que o HRJL é referência para três universidades e oito cursos profissionalizantes de Enfermagem, se apresentando assim como celeiro para a prática na formação dos profissionais de Saúde.
Motivação dos recursos humanos
Uma das medidas de gestão adotadas foi a motivação dos profissionais que atuam diariamente no Hospital. A diretora Dr. Patrícia Batista ressaltou que a motivação resulta em maior resolutividade no trabalho.
“Eu acho que a equipe está muito animada. É uma prova que ninguém vence o trabalho, algumas coisas demoram um pouco mais pra acontecer. Mas temos visto melhora e perspectiva de mais melhora. Isso é o que mais deixa a gente animado, empolgado. Nós vamos melhorar o seu local de trabalho para você desempenhar suas funções de forma melhor”, garantiu Patrícia Batista.
Dr. Patrícia Batista ao lado da diretora administrativa, Milena Danda e do coordenadora da UTI, Raimundo Reis
Como meta para 2018, a direção do HRJL espera concluir as obras, além da climatização e troca das camas das alas, decorrentes de uma emenda parlamentar do deputado federal Mainha (PP). Para 2019, o próximo passo será a creditação da Casa de Saúde.

