Mudar ou acrescentar o nome a um povoado ou bairro pode resultar em grande dor de cabeça para o propositor do projeto. Foi o que aconteceu com o vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PR), e com Wellington Dantas (PT). Na manhã desta quinta-feira, 14, a Câmara Municipal aprovou um projeto de autoria dos dois acrescentando o sobrenome Teixeira a localidade de Malhada Grande, que agora passa a se chamar Malhada Grande dos Teixeiras.
O projeto foi aprovado em definitivo, mesmo com o pedido de “vista” por parte vereador Zé Luís (PTB); solicitação que não foi aceita pelos demais parlamentares.
Desde a sessão realizada no último dia 07 de dezembro, alguns moradores desse povoado, que alegam se chamar Malhada Grande dos Almondes, marcaram presença na Câmara Municipal tentando pressionar os vereadores a rejeitar a proposta. Hoje, eles estavam lá novamente, mas não deu certo e a mudança foi aprovada.
Vereador Renato
Em entrevista o vereador Renato declarou que não estava pedindo a mudança do nome do povoado, uma vez que oficialmente o seu nome seria apenas Malhada Grande, tanto para a prefeitura quanto para a Câmara Municipal. Ele destacou que o nome Almondes foi acrescentado pela Associação de Moradores no ano de 2007, o que fugiria das atribuições desta.
“Quem dá nome a localidade é a Câmara Municipal ou o prefeito através de decreto, por isso estamos aqui, a pedido daquela comunidade. Estive lá, em uma reunião com 103 pessoas, e destas, 99 votaram a favor de se tornar Malhada Grande dos Teixeiras, inclusive alguns Almondes”, declarou Renato.
Segundo Renato a homenagem aos Teixeiras é justa, pois todos os terrenos doados para prédios públicos e grande parte das terras daquela localidade pertence a essa família. Ele citou que os Almondes já são contemplados com o seu sobrenome em dois outros povoados.
Residentes da localidade contrários ao projeto
O presidente da Associação de Moradores do Povoado de Malhada Grande dos Almondes, Amadeu Manuel de Almondes, declarou que o projeto é “arbitrário”, e já teria sido apresentado na legislatura passada, sofrendo rejeição pelos vereadores na ocasião. Amadeu alegou que não houve consulta pública entre os moradores da localidade.
Ele informou que entrará na justiça para impedir que o povoado passe a se chamar Malhada Grande dos Teixeiras, alegando que a escolha do nome de Malhada Grande dos Almondes aconteceu no 01 de julho de 2007, em assembleia geral. Amadeu disse ainda que os Teixeiras já são homenageados com o sobrenome na escola e no cemitério.
Amadeu Almondes
Atualmente esse povoado conta com aproximadamente 157 famílias e foi contemplado recentemente, através da associação, com algumas unidades habitacionais.
Cartaz afixado na parede da Câmara Municipal