A Câmara Municipal de Picos aprovou em definitivo na sessão realizada na manhã desta quinta-feira, 14, o título de cidadania picoense para a senhora Raimunda Diva Nobre Guimarães, mais conhecida por “tia Diva”, de 89 anos. O projeto foi apresentado pelo vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas).
Ele agradeceu o voto dos vereadores e justificou o seu pedido para a concessão dessa honraria. “A tia Diva é uma senhora batalhadora e chegou a Picos muito cedo, onde, junto com o seu marido, teve nove filhos, constituindo grande descendência. Nós como vereadores, devemos reconhecer o trabalho que é prestado por pessoas humildes que lutaram pela nossa cidade”, destacou.
Autor do projeto, vereador Afonsinho
Biografia
Raimundo Diva Nobre Guimarães Leôncio, natural de São José, Distrito de Santana do Matos, Rio Grande do Norte, nasceu no dia 10/06/1928. Filha do casal Antônio Afonso Guimarães e Dina Nobre Guimarães, sendo ele natural de Santana do Matos e ela da cidade Seridoense, antiga Flores, hoje Florania, onde deixaram suas raízes.
Nos anos cinquenta a família Nobre Guimarães buscou abrigo nesta cidade e logo seus membros se tornaram seus filhos, pelo carinho e respeito como foram tratados, neste momento difícil em que deixaram a terra berço.
Diva é a quinta filha do casal. Os outros mais velhos são Manoel Pascoal Guimarães, Francisco Almeida Guimarães, Sebastião Nobre Guimarães e sua única irmã Ana Nívea Nobre Guimarães (in memoriam) a mais nova.
Hoje, aos oitenta e nove anos, Diva continua reverenciando esta terra mãe. Junto com seu esposo Jacó (in memoriam) tiveram nove filhos, vinte cinco netos e vinte bisnetos, todos juntos lutando pelo progresso e paz da cidade de Picos.
Hoje ela reside no Bairro Aerolândia, onde pode visualizar a cidade.