Está cada dia mais difícil e demorado trafegar pela Rua Cel. Francisco Santos, Centro de Picos. Os congestionamentos são constantes, especialmente nos horários da manhã, quando o fluxo de veículos transitando pela cidade é maior. A Cel. Francisco Santos tem uma importância vital para a movimentação local, pois ela faz a ligação da Av. Nossa Senhora de Fátima, com a rua Abílio Coelho e a Travessa Benedito Reinaldo. A primeira conduz a Praça Justino Luz e a segunda na Praça Félix Pacheco e Av. Getúlio Vargas.
Na manhã desta quarta-feira, 13, dois agentes da Guarda Municipal de Trânsito ajudavam a fazer o controle do fluxo de veículos, uma vez que apenas os sinais eletrônicos não estavam dando conta. A situação se agrava com os motoristas tentando fazer ultrapassagens na rua Cel. Francisco Santos. Embora ela comporte dois automóveis transitando lado a lado, a sua saída na rua Abílio Coelho comporta a passagem de apenas um carro. Falta um pouco de consciência de alguns motoristas.
O secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM), Edilberto Cirilo, informou que está estudando medidas para reduzir os congestionamentos, mas a solução não deve ser encontrada até o Natal.
Indagado se um dos problemas estaria na mudança de sentido que efetuada na travessa Urbano Eulálio, por trás do Banco do Brasil, que não permite mais que os automóveis cheguem até a Praça Félix Pacheco, Edilberto respondeu que não. Ele informou que os congestionamentos continuam porque a abertura para a passagem de veículos na Praça Matias Olímpio não esta correspondendo com as expectativas. Aquele trecho que leva até a Praça João de Deus e tem sido pouco utilizado como se percebe.
Rua Abílio Coelho