Sábado, 05 de Outubro de 2024

Emater realiza em Marcolândia encontro que tratou sobre Projeto Dom Hélder Câmara

Publicado em 30/06/2017
Por Edson Costa
a548c5f1acef85f4661ca9257f02.jpg
a548c5f1acef85f4661ca9257f02.jpg
Prefeito participou da reunião/Chagas fotografias

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (EMATER) realizou na manhã deste sábado, 02 de dezembro, na Escola Municipal Mariano da Silva Neto, em Marcolândia, um encontro com autoridades locais para apresentação e planejamento  do plano de trabalho do Projeto Dom Hélder Câmara.

O Projeto é financiado por meio da parceria entre o Governo do Piauí, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), entre outros.

Estiveram presentes na reunião Geyson Coutinho, Coordenador do PDHC-Programa Dom Helder Câmara na região de Paulistana; o prefeito municipal, Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu”; os secretários municipais de Saúde, Dibá, das Cidades, Chagas Ramos, de Assistência Social, Lara Suzanny; os vereadores Dunga, Birica e Robério Teixeira; o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Jacirlene Lopes; representantes de igrejas, entre outras autoridades.

José Aécio Barbosa Gonçalves, Técnico da EMATER, foi o responsável pela organização do evento, onde o mesmo teve todo apoio do prefeito Chico Pitu.

A reunião teve como objetivo a apresentação das ações propostas pelo Projeto Dom Hélder Câmara, e foi coordenado pelo coordenador do PDHC - Geyson Coutinho, que explicou sobre o projeto que pretende oportunizar a inclusão produtiva e social de famílias rurais do município que se encontram em situação de extrema pobreza.

Geyson, explicou que em Marcolândia, o Projeto vai beneficiar 42 famílias, que irão receber um fomento de cerca de R$ 2.400,00 via Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, assistência técnica e extensão rural por meio do EMATER, e serviços de assistência técnica com duração de 34 meses. “Esse é um fomento que pode colaborar com o exercício que eles já vem fazendo com o trabalho produtivo, pra isso nos teremos os técnicos que elaborarão alguns projetos, para que essas famílias realmente possam sair da situação de extrema pobreza,  é oportuno esse projeto chegar aqui nesse município e a gente se coloca a disposição para apoiar as autoridades locais e os agricultores familiares, pra que tudo der certo”, disse.

A partir dessa reunião, as instituições representativas da agricultura familiar de Marcolândia, estarão se reunindo e discutindo esse processo de trabalho que vai desde a seleção das famílias, conforme os requisitos sugeridos pela ANATER, até a elaboração de projetos de comercialização e trabalhar junto às famílias diversas políticas de apoio ao agricultor e agricultora familiar.

Participantes da reunião

“Sempre temos olhado com carinho todos os nossos agricultores. Portanto esta reunião de hoje possibilitou tratarmos de assuntos sobre uma política pública destinada a promover o desenvolvimento econômico, é construindo conhecimento e inovação para a agricultura familiar que avançaremos no município .”, disse o prefeito Chico Pitu.

Fonte: Chagas Fotográfias

 

Comentários