Com a presença de autoridades municipais e a população em geral foi realizada na manhã desta quinta-feira, 30 de novembro, no prédio onde funciona a Cozinha Comunitária do município, uma Audiência Pública de prestação de contas dos seis primeiros meses da gestão do atual prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva (Toninho). Durante o evento a comunidade foi convidada a participar com perguntas e questionamentos relacionados a ações da administração municipal.
Logo após o prefeito fazer a abertura oficial o secretário municipal de educação, Aldo César, explanou por meio de slide os investimentos já realizados no setor. O secretário destacou as ações desenvolvidas pela equipe e agradeceu a confiança do prefeito e o apoio de toda sua equipe.
Aldo César, secretário de educação
Em seguida a secretária de saúde, Mércia Juscielly da Silva Sousa, apresentou para o público presente o que já foi feito no tocante aos serviços de saúde prestados a comunidade. A gestora da pasta da saúde lembrou que a demanda é muito grande, mas que com responsabilidade os serviços estão acontecendo a contento.
Mércia Juscielly, secretária de saúde
Já o secretário de administração, Willamy da Silva Santos, que no momento estava sendo auxiliado pelo assessor contábil Luciano Araújo, apresentou um relatório circunstanciado das atividades financeiras e econômicas do primeiro semestre do ano. Willamy mostrou para a população presente o quanto os municípios vem perdendo de receitas, o que segundo ele, tem prejudicado as administrações municipais.
Secretário de administração, Willamy Santos
Outro assunto debatido na Audiência Pública foi sobre o Portal da Transparência. De acordo com assessor Plínio Macedo, Caridade do Piauí está entre os poucos municípios do estado que implantou o Portal da Transparência, o que oportuniza toda sociedade está por dentro das ações da administração pública municipal.
Plínio Macedo, assessor do Portal da Transparência
Em suas palavras finais o prefeito destacou a importância de prestar contas com a comunidade. “Além de estarmos cumprindo a Lei que exige a realização da Audiência Pública, estamos também mostrando para a sociedade as dificuldades que estamos passando em razão da escassez de recursos. Se formos comparar o que entrou em 2016 e agora em 2017 observamos que existe um grande déficit nas transferências constitucionais. É preciso que seja urgentemente discutida a questão do pacto federativo e que os prefeitos se unam em prol dos interesses dos municípios”, destacou o prefeito.
Prefeito Toninho com a primeira-dama durante Audiência
Toninho lembrou ainda que apesar da crise que assola todo o país, a administração atual de Caridade vem fazendo uma grande esforço e com responsabilidade vem conseguindo manter a máquina funcionando com salários em dia e os serviços básicos todos funcionando. O gestor finalizou agradecendo o empenho de todos os secretários que junto com ele tem mudado para melhor a história do município.
População em geram marcou presença no evento
Além de Toninho e dos secretários já citados, estiveram também presentes na solenidade a primeira-dama Tatiana Danuse; o vice-prefeito Miguel Sousa (Nalvin); o assessor jurídico, João Deusdeth; representantes de conselhos; vereadores e demais secretários municipais.
Autoridades municipais participaram da Audiência Pública