O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou nesta quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24 de novembro, o lançamento da XI edição do livro do projeto Leitur’arte, desenvolvido pela instituição. “Um livro coletivo, produzido em conjunto, mas que está nele o que cada um tem no seu sonhar, no seu acreditar e no seu saber. Então para nós é um motivo de alegria, de reconhecimento ao trabalho de nossa equipe e de gratidão a família que é sempre parceira. Quanto melhores leitores lançarmos ao mundo, quanto melhores escritores lançarmos, melhores pessoas teremos”, destacou a Irmã Ana Tereza, diretora da escola.
A solenidade de lançamento dos livros aconteceu durante seis momentos diferentes realizados na própria instituição de ensino. Em cada solenidade, os alunos apresentaram para o público presente coreografias, poemas, jogral e apresentações culturais produzidas por cada turma.
Alunos durante apresentação cultural
Durante os eventos, o grande momento foi quando os alunos escritores foram convidados para autografarem a obra literária por eles produzida. No começo de cada solenidade aconteceu também a execução do Hino Nacional Brasileiro e a saudação da diretora.
Acompanhados de familiares, escritores autografaram livros
De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental - séries iniciais, Neonara Luz, o projeto Leitur’arte é trabalhado desde o primeiro dia do ano letivo até o momento do lançamento com diversas atividades, dentre elas, Ciranda de livros, produção de textos, encenações, coreografias, fantoches, visita das famílias a escola e contação de histórias.
Neonara Luz, uma das coordenadoras do IMH
“Este ano trabalhamos em todas as turmas o tema “Sonhos”, onde cada aluno colocou em sua produção textual qual o sonho que tem para sua família, para a escola e para o mundo, tudo conforme a capacidade de cada um”, lembrou Neonara Luz.
A Irmã Ana Tereza finalizou dizendo que o projeto Leitur’arte busca desenvolver cada vez mais a prática da leitura e da escrita entre os alunos no sentido de que possam ter a capacidade de falar bem, de escutatória, de fazer análise e com isso despertar novos horizontes tendo um novo olhar e se comprometendo com a transformação da sociedade.
Ir. Ana Tereza destaca projeto Leitur'arte