Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Piauí fica em 2º lugar no desempenho do Ideb

Publicado em 17/06/2017
Por Jailson Dias
17a62fae7bc3a6808166912c7764.jpg
17a62fae7bc3a6808166912c7764.jpg
IDEB do Piauí cresceu /Divulgação

O Piauí tem o segundo melhor resultado do Nordeste no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mensurado pelo Governo Federal. O apontamento se refere ao número de instituições de ensino que alcançaram o patamar mínimo 6, que é a meta nacional estipulada para 2021.

Ao todo, 11% das escolas piauienses cumpriram os requisitos mínimos de qualidade nos anos iniciais do ensino fundamental, o resultado só não é melhor do que o registrado no Ceará (33%). No país os melhores resultados são observados em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná. Enquanto os piores estão no Amapá, Sergipe, Pará e no Maranhão.

Proporcionalmente a situação nas regiões Nordeste e Norte são as mais complicadas. Assim, os entes deverão ampliar as políticas públicas de promoção do ensino básico. No Nordeste, apenas o Piauí e o Ceará apresentam resultados mais expressivos e próximos a realidade nacional. Cabe indicar que o Ideb foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Nisso, ele funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Fonte: meionorte.com

Comentários