Domingo, 06 de Outubro de 2024

Audiência discute Segurança Pública em Santana do PI

Publicado em 12/06/2017
Por Redação
5db5602c92a917653ffc4eaa814c.jpg
5db5602c92a917653ffc4eaa814c.jpg
Plenário ficou lotado/ASCOM

Com a finalidade de discutir e propor novas estratégias para ampliar a Segurança Pública em Santana do Piauí, foi realizada na noite desta sexta-feira (17) uma audiência pública. O debate democrático aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores numa iniciativa conjunta entre os Poderes Legislativo e Executivo Municipal.

Estiveram presentes na audiência, a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), o presidente da Casa, Geosmar Pedro de Aquino (PSD), o juiz Conciliador do Juizado Especial da Comarca de Picos, Johilse Tomaz da Silva, vereadores, o comandante do Grupamento de Polícia Militar (GPM)  local, tenente Gomes, representantes do GPM de São José do Piauí, secretários municipais, além da população santanense que lotou o plenário.

A audiência foi conduzida pelo assessor jurídico da Câmara Municipal, Douglas Oliveira, que administrou os debates, sendo estes protagonizados pelos agentes políticos, civis e militares do município, e pelo Judiciário.

Assessor jurídico, Douglas Oliveira

O juiz Conciliador do Juizado Especial da Comarca de Picos, Johilse Tomaz da Silva, durante o debate externou aos presentes que quando se trata de Segurança Pública deve-se levar em consideração o desenvolvimento educacional do povo. Segundo ele, cidadãos conscientes dificilmente se envolverão com a criminalidade.

“O aumento da pena não diminuirá a criminalidade, ela continua. É preciso educar as crianças para não punir os adultos. Vivemos numa crise de valores e a sociedade atribui à Escola o papel de educar, quando este deve ser responsabilizado também a família”, explicou o juiz.

Juiz Johilse Tomaz da Silva

Johilse Tomaz da Silva ainda revelou que o Piauí é o estado brasileiro que menos investe na segurança do cidadão.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (PP), destacou que a Segurança Pública é também uma responsabilidade de toda a população, onde cada munícipe é um zelador da pacificidade.

“Nós santanenses somos cuidadores da nossa cidade. A Segurança Pública é uma responsabilidade de todos. Se percebermos algo de suspeito devemos acionar a Polícia, porque assim estaremos contribuindo para garantir que esta seja satisfatória”, disse a prefeita.

Prefeita Maria José

O comandante do GPM de Santana do Piauí, tenente Gomes, enfatizou que apesar do efetivo de quatro policiais, os números da violência no município podem ser considerados baixos.

“Temos quatro policiais em Santana do Piauí. Graças a Lei Municipal instituída na gestão da prefeita Maria José temos dois policiais por dia em serviço, ou seja, o município hoje remunera o soldado para trabalhar no seu dia de “folga”. Apesar do reduzido efetivo, os números da criminalidade neste município podem ser considerados baixos, onde foram registrados apenas cinco roubos e nenhum homicídio, felizmente”, frisou.

Tenente Gomes

Questionado sobre as estratégias policiais adotadas, o comandante Gomes reiterou que estas tem sido marcadas pelo policiamento ostensivo diário, blitezes em parcerias com os GPM’s das cidades vizinhas, onde foram abordadas 195 pessoas. Segundo ele, as ações continuarão sendo empregadas com o intuito de coibir o porte de armas ilegais, tráfico de drogas e ocorrências de outras naturezas.

Números da violência de março de 2017 à meados de novembro de 2017

Operações Integradas – 4  

Ligações telefônicas – 78

Pessoas abordadas – 195  

Armas de fogo apreendidas -05

Veículos abordados em atitude suspeita -11     

Arma branca *** - 08

Pessoas abordadas em atitude suspeita – 15

Pessoas presas - 04

Roubos – 05                                                  

Pessoas presas - 04

Uso indevido de som automotivo – 06         

Furtos -09

 

ASCOM

Comentários