Nossa equipe de reportagem foi procurada pelos servidores do SAMU de Picos, que informaram que os seus salários continuam atrasados. Eles prometeram que vão ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e ao Ministério Público Estadual (MPE) em busca de uma solução para o impasse. Pedindo para não ter os nomes citados na matéria, alegram que os contratados não são pagos há quatro meses e os concursados há um mês. No último encontro entre os dirigentes da Secretaria de Saúde e os funcionários, ficou acordado que o pagamento aconteceria até o dia 10 de novembro, o que não se verificou.
Na manhã desta terça-feira, 14, os servidores foram comunicados pela Secretaria de Saúde de Picos que não havia previsão para efetuar o pagamento, daí a ideia de buscar os órgãos de fiscalização, como o Ministério Público. No momento há uma faixa na entrada do SAMU, que se localiza no bairro Ipueiras, denunciando o atraso. Outras faixas já teriam sido retiradas a mando da Secretaria de Saúde, mas foram colocadas novamente.
Nossa equipe buscou contato com representantes da prefeitura de Picos para apurar a denúncia. O Procurador Jurídico do Município, advogado Maycon Luz, informou que esteve em reunião com a secretária de Saúde, Socorro Carvalho, e que foi prometido o pagamento dos salários atrasados até o final desta semana.
A reinvindicação dos servidores do SAMU para receber os salários em dias se acentuou no mês de agosto deste ano, quando o atraso do pagamento se prolongou. Desde então as cobranças tem sido constantes.