Por Paula Monize
Na última sexta-feira (10) o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou a culminância do projeto “Nossa ÁGUA, nosso FUTURO!”. Desenvolvido pelos alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II. O projeto educacional vem sendo articulado desde março do ano em curso e teve como desfecho uma exposição das atividades.
A discussão central do projeto trata da preservação da água e como este recurso vem sendo degradado pelo homem através da poluição de rios e lagos e desmatamento florestal.
A professora do IMH, Josuête Moura, explicou que a proposta do “Nossa ÁGUA, nosso FUTURO” é expandir a reflexão acerca da preservação deste bem natural para os lares dos alunos, onde pequenas ações podem gerar resultados importantes.
Professora Josuête Moura
“O Projeto trabalha a conscientização dos adolescentes, especialmente abordando a atual situação de escassez, onde em alguns lugares a falta de água já é uma realidade. Trabalhamos a perspectiva da valorização, reutilização, levando a discussão para o ambiente familiar", disse a professora.
O aluno do 6° Ano B, Leyan Silva, que abordou a temática da falta de água nos municípios brasileiros destacou a importância da discussão, especialmente por entender que não há vida sem água.
“Foram muitos dias de preparação. Trabalhamos o projeto focando principalmente em alertar as pessoas sobre a falta de água no mundo. Sem água não há vida”, afirmou o estudante.
Aluno Leyan Silva