Sábado, 15 de Novembro de 2025

Velório da professora Rosa Luz, ex-presidente da SEP, acontece durante toda esta sexta-feira, 10

Publicado em 03/06/2017
Por Jailson Dias
bc28f212d279b258430dae3eb2c9.jpg
bc28f212d279b258430dae3eb2c9.jpg
Velório da professora Rosa Luz/Jailson Dias

O velório da professora Rosa de Lima Araújo Luz, 70, acontecerá durante toda esta sexta-feira, 10, no salão do PAF Vida, na rua do Cruzeiro, centro de Picos. Ela faleceu na manhã da quinta-feira, 09, por volta das 12h00. Segundo a sua sobrinha e curadora, Rosalva de Araújo Soares, a professora foi levada para fazer um exame no Hospital Regional Justino Luz (HRJL), quando sofreu um mal súbito e veio a óbito. O sepultamento está marcado para o final da tarde no Cemitério São Pedro de Alcântara.

Rosa Luz não era casada nem tinha filhos, e há dois anos, mais precisamente no dia 25 de dezembro de 2015, foi diagnosticada com o “Mal de Alzheimer”, doença degenerativa que ocasiona perda gradual de memória.

A vida de Rosa Luz foi marcada pelo pioneirismo em diversas áreas, além de professora ela foi presidente da Sociedade Esportiva de Picos (SEP), única mulher a ocupar esse cargo até hoje, e foi uma das fundadoras da Academia de Letras da Região de Picos (ALERPI), fato concretizado em 1989. Ela foi a primeira presidente da entidade e ocupava a cadeira N°01, cujo patrono é Severo Maria Eulálio.

Para a sua sobrinha, Rosa Luz era uma pessoa de iniciativa. “Ela era dinâmica, lutadora, bem dura nas palavras quando acreditava estar certa, e acreditava na educação e na cultura como transformadoras da realidade, tanto que fundou a Academia de Letras”, declarou.

Destaca-se ainda o livro de sua autoria: “Paisagens Poéticas: retratos e poesias”, lançado ao final de 2014, em parceria com o escritor Francisco Valetin Neto.

Durante a sessão da Câmara Municipal da quinta-feira diversos vereadores lamentaram a morte da professora Rosa Luz, enfatizando o seu pioneirismo e dinamicidade. Votos de pesar foram encaminhados a família.

Comentários