A secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, declarou em entrevista ao Folha Atual na manhã desta quinta-feira, 09, que a evasão escolar no ano de 2017 foi próxima de zero, ou seja, praticamente nenhum estudante abandonou as salas de aula este ano. Atualmente a rede municipal conta com 8.600 alunos distribuídos em 57 escolas.
Rosilene acredita que em 2018 haverá um aumento quantitativo de alunos matriculados na rede municipal de ensino por conta da ampliação do “maternalzinho”, que contará com mais cinco escolas.
Quanto aos motivos para a redução da evasão escolar, Rosilene Monteiro destaca o acompanhamento que a Secretaria de Educação tem realizado junto às turmas, especialmente da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde se verificava o maior índice de vasão. “Nós fizemos um acompanhamento mais de perto, pois podemos constatar que as turmas eram formadas e iam evadindo durante o ano. A evasão era gritante, mas hoje 90% dos alunos do EJA vão terminar o período letivo”, declarou.
Ela cita que a conquista do Selo UNICEF pelo município de Picos neste ano de 2017 se deveu, em parte, a ausência de evasão escolar, um dos pré-requisitos para que fossem contemplados com essa honraria.
Pré-matrículas
O ano letivo de 2017 deve ser encerrado no dia 08 de dezembro, mas as pré-matrículas já estão abertas, encerrando-se com o recesso ao final do mês de dezembro, sendo retomadas em janeiro de 2018.