Na noite desta terça-feira (07) foi realizado no auditório do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) a culminância do Projeto “Curtas IMH” que contou com a apresentação de um festival de curtas metragens produzidos pelos alunos do 9° Ano A, B e C.
O projeto que alia os conteúdos abordados em sala de aula nas disciplinas de Química, Física e Biologia, ganhou voz e interpretação na Sétima Arte – o Cinema. Os alunos se tornaram produtores, atores, figurinistas e editores ao longo do desenvolvimento do “Curtas IMH” iniciado ainda no primeiro semestre do ano.
Durante o festival, onde participaram alunos, professores, direção e pais, foram exibidas as produções: EctoGIRL, Suddenly, Reptilianos, o Novo Mundo, A Fórmula e Até o Último Farelo.
A Professora de Artes do Fundamental II e articuladora do “Curtas IMH”, Ruthe Barão, destacou o envolvimento do alunado na produção dos curtas metragens evidenciando que o resultado final superou as expectativas.
“Nos sentamos [professores e coordenação] e a ideia partiu do conteúdo de Artes. Os alunos do 9° Ano eles possuem na grade uma matéria que aborda a Sétima Arte [Cinema] e pensando nisso acabamos unindo os conhecimentos aliados à esta disciplina com o conhecimento científico, assim surgiu o Projeto. Os alunos cuidaram do roteiro, filmagens, edição e foi uma experiência bem exitosa, especialmente pelo envolvimento deles”, afirmou a professora.
Professora Ruthe Barão ao centro da imagem
Ruthe Barão ainda frisou que os curtas foram submetidos a uma avaliação, onde foram escolhidos os trabalhos cinematográficos mais bem produzidos nas categorias – melhor ator, melhor sonoplastia, melhor Curta Metragem, Melhor Figurino, entre outras.
Professores e coordenação que desenvolveram o Projeto
O aluno do 9° Ano B, Pedro Gustavo Lima, que protagonizou um dos curtas, disse ter sido uma experiência inovadora, especialmente por desenvolver habilidades artísticas até então não trabalhadas.
“Foi uma experiência única. Eu gostei bastante porque pudemos testar os nossos conhecimentos adquiridos ao longo do desenrolar das disciplinas, bem como nos aventuramos pelo mundo do Cinema. Eu me divertir bastante e apresentação ao público está sendo fantástica”, frisou o aluno.
Pedro Gustavo Lima
Premiação