Na tarde desta terça-feira (07) 18 alunos do Programa de Ensino Bilíngue do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) foram submetidos ao Exame Cambridge Assessment English. O teste realizado pela primeira vez na cidade de Picos avalia o nível de fluência e domínio dos integrantes do Programa sobre a Língua Inglesa, os certificando em caráter vitalício e reconhecimento internacional.
O Programa de Ensino Bilíngue foi implantado no IMH em 2016 e conta com a participação de alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. De lá para cá, os integrantes potencializam habilidades na fala, leitura e compreensão de textos, além da produção escrita.
Examinador Cesar Fernandes
A Gerente de Exames Cambridge Assessment English, Alyne Nantes, explicou que o teste é multifdisciplinar. Segundo ela, o material do Exame será enviado para a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e no prazo de um mês o resultado será divulgado.
“A Certificação que está sendo aplicada no Colégio [IMH] é a Cambridge English nível A1, é reconhecido no mundo inteiro. O examinador aplica o teste e o material é enviado para a Inglaterra em até três dias e depois de um mês a gente recebe o resultado com os certificados. As modalidades testadas dizem respeito à fala, leitura, compreensão de textos e produção escrita”, explicou a gerente.
O aluno do 3° ANO do Ensino Fundamental I e integrante do Programa de Ensino Bilíngue do IMH, Maurício Macêdo, disse que a aplicação do teste transcorreu de forma tranquila.
“Foi muito bom porque a gente conseguiu aprender muito mais do que já sabia. E com o Certificado de Cambridge a gente vai receber uma certificação que vai valer para a vida toda, possuindo um nível de Inglês bem melhor”, frisou o aluno.
Maurício Macêdo
Outra aluna que aprovou a experiência foi Kamille Alessandra Bezerra. Assim como o Maurício ela afirmou ter encarado com naturalidade as etapas do teste e que participando do Programa de Ensino Bilíngue elevou o nível de conhecimento da Língua Inglesa.
“Estou muito feliz com o desempenho de todos os meus colegas, já vínhamos de uma rotina mais intensa de preparação, sempre aos sábados nos encontrávamos para aprimorar ainda mais o Inglês. Foi muito legal”, explicou Kamille Alessandra Bezerra.
Kamille Bezerra
A coordenadora do Programa de Ensino Bilíngue do IMH, Andreia Marcos, destacou que a Certificação de Cambridge atesta o nível de aprendizagem dos alunos que participam do Programa, o que trará retorno para a futura vida profissional dos mesmos.
“Diante do resultado no Programa nós percebemos que os alunos já estavam apresentando índice de indicação para o Exame de Cambridge. A Certificação é importante para comprovar que a aprendizagem está acontecendo através de um certificado internacional vitalício”, concluiu.
Coordenadora Andreia Marcos/ Arquivo Folha Atual
Alunos que participaram do Exame
Caio Francisco Buenos Aires Pinheiro
Caio Teixeira Rocha
Daniel Luz Moura
Enrico Neiva de Moura Santos Barroso
Enzo Silva Abreu Luz
Enzo Victor Lima Barros
Giovanna de Moura Santos
Heitor Araújo de Sousa
Itallo Sousa Moura de Carvalho
Kamille Alessandra Tarquino Bezerra
Luís Eduardo Araújo Fontes
Maria Claro Macêdo de Carvalho
Maria Fernanda Macedo de Deus Oliveira
Maria Luisa Leite Barros
Maurício Macêdo de Deus Rocha
Orlene Kélen Luz Moura
Ryan Diniz Santos
Sara Camille Florentino Santana