Sábado, 05 de Outubro de 2024

Atividades marcam encerramento do Outubro Rosa em Paquetá

Publicado em 24/05/2017
Por Redação
d4bcaaa6c4412f8cec8da8a8af60.jpg
d4bcaaa6c4412f8cec8da8a8af60.jpg
Servidores da Saúde de Paquetá durante ação/ASCOM

A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Assistência Social uniram forças durante o mês de outubro em prol da campanha mundial Outubro Rosa, que tem como objetivo compartilhar informações, promover a conscientização, disponibilizar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e reduzir a mortalidade. 

Durante o mês dedicado ao combate dos cânceres de mama e colo de útero, a Prefeitura de Paquetá realizou diversas ações nos postos do município para mostrar a importância do autoexame, de fazer mamografias periodicamente e descobrir a doença cedo.

 “Durante esse mês nós trabalhamos com a temática do outubro rosa, é uma simbologia que foi criada a nível de ministério voltado para as mulheres em todas as faixa etária para que a gente possa estar fazendo educação em saúde, promovendo ações de prevenções e controle contra o  cânceres de mama e colo de útero, mas lembrando que o município de Paquetá trabalha diuturnamente, todo mês nós recebemos mulheres em nossas unidades básicas e damos orientações, fazemos coletas de prevenção, o médico solicita o rastreamento do câncer de mama e nós fazemos essas ações de prevenção e controle, destacou a enfermeira da estratégia de saúde da família, Conceição Portela.

Para marcar o encerramento da campanha foi realizada uma caminhada educativa que teve  início na unidade básica de saúde Roberval de Moura e seguiu por algumas ruas da cidade, entrando nas lojas e abordando pessoas, com distribuição de panfletos informativos alusivos à campanha. “Nos folders que foram entregues está sendo destacada a conscientização e prevenção ao câncer de mama, explicando o autoexame, a mamografia e os fatores de risco e Durante todo os mês, diversas atividades foram desenvolvidas em relação ao Outubro Rosa”, destacou a secretária municipal de saúde, Maria dos Remédios.

Ainda de acordo com Conceição Portela hoje não há registro de casos pessoas com câncer de mama ou colo de útero. Atualmente nós estamos com essas doenças controladas em nosso município, desde o ano passado que a gente fez o rastreamento das mulheres que tem algum nódulo, mas que não é maligno, então nós não temos atualmente ninguém fazendo quimioterapia ou radioterapia, isso é um avanço das ações que a gente vem trabalhando”, disse.   

ASCOM

Comentários